Diante de 45 mil espectadores, as corujas indomáveis de Jorge Sampaoli alçaram o voo rasante mais atrevido de sua história e conquistaram um inédito título internacional para a Universidad de Chile ao bater a até então fornida e espadaúda Liga Universitaria de Quito por indesmentíveis 3 a 0, após vencer po 1 a 0 a primeira partida, disputada na altitude ETÉREA do Equador. Levantaram, assim, a Copa Sul-Americana, garantindo vaga na Libertadores de 2012.
Ao golear uma das esquadras mais respeitadas do continente, LOS CHUNCHOS não apenas bateram as asas sobre a Cordilheira, mas também alcançaram uma invencibilidade de 34 jogos – dos quais, 25 vitórias. Ostentavam, portanto, todo o favoritismo, já que mesmo atuando no temerário estádio CASABLANCA, na última semana, haviam vencido por 1 a 0, inclusive desperdiçando oportunidades de tornar o jogo de ontem um mero protocolo, ou um cerimonial sóbrio de uma festa de família.
No entanto, a Coruja Mecânica, que encantou o continente neste segundo semestre, queria mais. Aquele futebol avassalador que destroçou o Flamengo e passou com autoridade sobre o Vasco da Gama não se contentaria com um insosso empate diante dos eleitos de Edgardo Bauza. Com velocidade assombrosa, Aranguiz pifou Castro na cara do gol e no rebote o sempre iluminado Vargas marcou o gol que desvirginou Dominguez.
Perigosamente, a Universidad de Chile cedeu campo para Los Albos, que aceitaram o convite e se propuseram a jogar. Mas a velocidade e a imposição já não são as mesmas. Neicer Reasco, Ambrossi e Luiz Bolaños já estão na CAPA da gaita, e o que resta é a sombra pálida daquela negra MUSCULATURA que ergueu a América e quase vergou o Manchester United. Um feliz Johnny Herrera pouco fez no jogo, deixando claro que o deus dos goleiros loucos ou apenas deficientes continua de prontidão, zapeando no universo futebolístico sudamericano.
Como os convivas se mostravam tímidos e propensos às diversões homicidas, La U tratou de puxar a cadeira. Sentou-os, armou-se em contragolpe e desferiu duas punhaladas irreversíveis, ao seu melhor estilo, em velocidade – com Lorenzetti, uma ducha de enxofre nas esperanças liguistas, e novamente Vargas, o petiço que já vale alguns milhões de dólares. No Estadio Nacional, a torcida de La U assistia quase comportada, como aqueles voyeurs conscientes de que o buraco da fechadura é lá embaixo e a vista aponta para 84 anos de espera.
Neste dia 14 de dezembro, um time que conseguiu obter respeito mesmo nos ambientes mais hostis da América do Sul, como Brasil e Argentina, conseguiu levantar uma copa continental, forçando a reversão do discurso que centraliza o futebol em duas praças cômodas em termos de dinheiro e marketing.
Isso é o que vale para muitos, e que nós também festejamos, mas o que está representado para los Romanticos Viajeros, como aponta o La Tercera, é o que diz este trecho: En la memoria estaba el Ballet Azul, la sequía de títulos, la caída a segunda división, el renacer en los 90, los bicampeonatos, la quiebra, torneos locales ganados y perdidos. También algunas semifinales continentales, la última, la Libertadores del año pasado.
Lendo isso, percebi de novo que um time grande, em qualquer lugar, vence títulos para o futuro, mas principalmente pelo seu passado.
Saudações,
Douglas Ceconello.

La U de Sampaoli se transformou em uma nova ESCOLA de futebol de Sudamérica, neste ano!
Incrível!
Campeão INCONTESTÁVEL!
Grande texto, Ceconello!
Tche Ceconello, grande texto.
Assisti somente um dos jogos contra o Vasco. Mas, depois de ver a forma como os caras se posicionavam em campo, atacando com 37 predadores, uma “matilha” de corujas focadas em adentrar a meta e depositarem na protecao das redes os ovos com seu sofisticado legado genético, comecei a me encantar. E um lance me deu a certeza de que não seria possível a nenhum time de sudamerica impedir o título de La U:
Um cruzamento da esquerda passando por trás da linha da zaga do Vasco, uma parábola perfeita, e surgem 3 cabezons chilenos dispostos a fazer em conjunto o mesmo gol, saltando com a sincronia de um lance de volei. Eis que por uma inexplicável falha matemática, a parabola traçada pela bola passa a 2 cm da primera chifrada, 2 mm da 2a e aproximadamente 2 microns da epiderme da 3a.cabeça. Só um microscópio permitiria saber com precisao o tamanho da falta de sorte. Sim, porque nao foi um erro, foi uma fábula amparada em outras dimensões que impediu o sepultamento do Vasco ainda no jogo de ida.
Nunca consegui assistir um jogo da Universidad do Chile. Qual o segredo dos caras?
Maior equipe da atualidade ao lado do Barcelona. Jogam demais, é lindo de ver.
Pingback: Sul 21 » A Coruja que acordou o continente
La U assume, aos poucos, o lugar que era da LDU e um dia foi do Boca: o de equipe estraga-prazeres da imprensa ufanista, aquela que acha que time brasileiro só perde por conta de CONSPIRAÇÕES. Eis alguns argumentos TOSCOS como quem (eu) perdeu a ImpedCopa por razões inexplicáveis:
- Quando Boca e LDU disputaram os Mundiais de 2007 e 2008, respectivamente, a imprensa daqui só faltou vestir as camisas de Milan (Galvão narrou como se fosse a seleção) e Manchester (comentários irônicos ao fim do jogo, mesmo com o 1×0);
- O chororô no tempo do Boca era por conta das arbitragens (com razão até certo ponto), depois a LDU só faltou ser acusada de usar a altitude de forma DOLOSA;
- A U de Chile foi despeitosamente acusada de CATIMBEIRA por um pseudo-comentarista daqui. Olha o time jogando e vê se o infeliz que disse isso não merece ir pra rua.
Agora, vai ser f**a segurar esse time no Chile pra 2012. Tomara que dê. Pelo menos eles não precisaram PENHORAR o estádio por conta de dívidas, nem ficam comendo mortadela podre e arrotando caviar do VOLGA:
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1021514-ex-presidente-do-santos-apoia-fundo-que-comprou-ganso.shtml
Se fosse o Mengo ou o Timão jogando do jeito da U de Chile, já teríamos uma infinidade de comparações com as seleções canarinho de 82 e de 70 e com a Holanda de 74 e os comentaristas já projetariam um duelo com o Barça no mundial de 2012.
Mania q o pessoal tem de falar da seleção de 1982 pejorativamente.
Porra, jogava pra caralho.
Sou piá, mas tenho umas FITAS com os jogos de 82 e é o troço mais absurdo que eu já vi. Não fosse o goleiro ser uma naba e seria, fácil, o maior time da história.
Zico = Pelé branco.
Daquela seleção, apenas dois eram nabas.
O goleiro (mas na época o brasil não tinha uma escola de goleiros decente – basta olhar as outras copas, em q o goleiro nunca era O CARA) e Serginho chulapa, q se jogasse hoje seria um….digamos Washington coração valente, e olhe lá.
Mas…OSCAR, baita zagueiro, Luisinho, baaaaaaaaita zagueiro…Junior, lateral do flamengo, jogava pra caralho….Falcão, batista, Eder, Zico, sócrates…Tá louco…eram craques.
Unica vantagem de ser véio é q eu vi aquela copa, e foi a última em q eu me importei A FU.
grande texto.
(nao assisti nenhum jogo da sula, mas bem queria ver esse time jogar).
“a LDU só faltou ser acusada de usar a altitude de forma DOLOSA”
hahahhaha
mais pura verdade.
#7 … nao eh possivel, essa magoa TEM que acabar um dia.
carlos: tinha o leao, que deveria ter sido chamado.
e se for comparar a la U com o time de 82, o goleiro nao eh desculpa, porque johnny herrera, sinceramente, nao eh goleiro.
“Lendo isso, percebi de novo que um time grande, em qualquer lugar, vence títulos para o futuro, mas principalmente pelo seu passado.”
Taí o parágrafo final do prólogo do teu LIVRO, Ceconello! DIMOIS
Bom mesmo é o goleiro desse time do Fossati. Não fosse por ele, dava pra levar o 0 a 0 até o intervalo, no mínimo.
comment do mazembeday
“Schmidt diz:
15/12/2011 ás 9:32
Ninguém deu pela minha falta, mas eu sumi. Sumi porque abandonei o futebol quando chutaram a cabeça do Falcão, já caído no chão. Abandonei o futebol por causa da direção do Internacional e de Celso Roth. Infelizmente, ninguém deu pela minha falta lá no clube, pois o Internacional não tem interesse em manter os sócios antigos. Agora, a direção conseguiu o que eu sempre achei impossível: Com as últimas notícias sobre o acordo com a empreiteira, eu, que estava lá no gigante em 23 de Dezembro de 1979 e vi os gols de Jair e Falcão, estou desejando coisas ruins para meu amado clube, aquele, de 20 anos atrás.
E fodam-se os que estão satisfeitos com essa merda que está aí.”
torcerei por La U en la copa. sem mais.
#14
Bah, pior goleiro da história realmente.
#10
- Waldir Perez era um bom goleiro, mas não tinha estofo para ser titular do Brasil numa Copa do Mundo. Telê tinha opções, sim, que não testou por teimosia: Leão e Raul. Ou o teu xará Carlos, que foi ao Mundial como reserva.
- Luizinho é mito no Galo, mas não fez uma boa Copa. Quem deveria ter jogado era o Edinho, menos estilista, mas que tinha mais personalidade e jogava mais sério.
- O Serginho só foi titular porque Reinaldo e Careca se lesionaram. Uma possibilidade era jogar sem centroavante de ofício, entrando Paulo Isidoro como falso ponta-direita e Zico e Sócrates se revezando no comando do ataque.
Waldir Perez, leão, carlos (o azarado, não eu, o amargo) eram goleiros nota 5…
O brasil, insisto, naquela época não tinha a tal “escola de goleiros”…tanto é q vinha muito paraguaio e argentino assombrar por aqui…
Luizinho não fez boa copa? discordo, mas concordo q o edinho tb jogava pacario.
O maior problema do time de 82 é que as pessoas associam o futebol bonito com a derrota. Esse tipo de pensamento causa-efeito sem sentido na minha opinião.
O que aquele time tinha era falta de espírito de grupo e esforço. E isso não tem nada a ver com talento, tem a ver com má vontade pura. O time perdia a bola e ficava todo mundo caminhando com a mão na cintura.
No primeiro gol a marcação é displicente em toda a jogada, no segundo o Cerezzo é tão displicente que nem olha pra onde toca a bola, isso na frente da área e no gol de escanteio o Junior fica ridículamente parado dentro do gol ao invés de correr pra deixar em impedimento. Todos gols que toma quem pensa que o problema não é com ele, ao invés de ajudar o time.
Em 2002, Ronaldo que era melhor que qualquer um desses caras de 1982, na final avança no volante da Alemanha, rouba a bola que origina no primeiro gol.
O fato de que o time tinha vários jogadores que jogavam pra caralho não era o problema, o problema é que eram todos uns merdas.
#18 O Edinho jogava demais, em 2005/2006 foi um monstro na primeira função do meio-campo colorado.
ksçlkslçaskaçskçsklçkslçsklçskÇKLkALSÇKLAÇkslaklsskslças
Os 15 primeiros minutos de Al-Sadd e Barcelona mostraram uma das retrancas mais lindas e indecorosas que eu vi na vida. Pena que o goleiro não deixou o primeiro tempo acabar empatado.
Indecorosa foi a gremática do meu comentário. Jesus.
eu não vi o time de 1982, mas confio no Marcelo Benvenutti, que viu: se o Brasil tivesse um jogador defensivo no meio-campo, não perdia a Copa.
#23 No lugar do Falcão?
Unica vantagem de ser véio é q eu vi aquela copa, e foi a última em q eu me importei A FU.[Amargo, Carlos 2011]
complementando: (com o Brasil). depois dessa, passei a torcer “pelo futebol”
por onde andará gustavo santista?
Tem um livro, O Trauma da Bola, que reúne crônicas de 1982 do João Saldanha de março a agosto daquele ano em que ele diz, só li partes, quero comprar o livro, que o Brasil jogava capenga, deixava brechas na direita pois daquele lado não tinha ponta, s´[o tinha o Éder na esquerda, e o Brasil tinha um meio-campo sem volantes. Falcão e Cerezo avançavam e trocavam de lado constantemente e quem voltava pra cobrir eles era o SÓCRATES. O Zico não voltava. Quer dizer, tirando as proporções, imaginem o Brasil de hoje jogando com um meio-campo formado por Ronaldinho, Kaká, Ganso e, sei lá, Oscar, e ninguém marcasse direito porque nenhum deles é marcador? Era basicamente isso. O único cara que marcava era o BATISTA, que chegou a entrar contra a Argentina depois que o Brasil tava ganhando e, dizem, jogaria contra a Itália, porque o Brasil precisava empatar, no lugar do Cerezo, mas não jogou porque levou uma VOADORA do Maradona quando o jogo já tava decidido pra nós. O Saldanha escreveu isso, na época, e disse com todas as letras que o Brasil tinha que ter terminado em segundo na primeira fase pra cair no grupo da Polônia, que era mais fácil, e fugir da Itália, que, pra ele, era MELHOR que o Brasil. Não fui eu que disse. Eu era guri, tinha 11 anos, e o Brasil era o melhor time do universo FOREVER. Foi o véio Saldanha, polêmico e brigão. E que, infelizmente, tinha razão.
#23
Lenda urbana. É como dizer que com volantes mais técnicos o Brasil teria vencido em 78, 86, 90, 2010… Outras seleções até melhores que aquele Brasil, como a Hungria-54 e a Holanda-74, também perderam. É do jogo.
#19
“Ronaldo que era melhor que qualquer um desses caras de 1982″
Não mais que o Zico. Ronaldo é um dos maiores jogadores da história das Copas, mas jogou bem mesmo umas 4 ou 5 temporadas. Zico jogou pelo menos 10 anos em altíssimo nível.
#8 Carlos, miguxo, em nenhum momento eu disse que a seleção de 82 não jogava nada, nem falei algo pejorativo.
Só quis dizer que se fosse o Flamengo ou o Corínthinas jogando o que joga a U de Chile hoje, comentaristas do tipo Renato Maurício Prado já fariam a tal comparação.
Abraço!
#28
Jogou mais anos em alto nível, talvez. Mas em nenhum dos 10 anos ele jogou no mesmo nível dos 3 anos em alta do Ronaldo. Aliás, não mais de 5 jogadores na história o fizeram.
Mas a crítica não era esssa. Mesmo que prefira um ao outro, não tem como negar que eram craques. A diferença é que os craques da copa de 2002 jogavam como um time, e os de 1982 como estrelas individuais.
PQP, que goleirinho fuleira esse do Fossati…
Entregou dois gols na maior…
#27
O Saldanha não gostava do Batista, . O que era um injustiça, porque o Batista jogava muito
E sobre o post, joga muito esse time chileno…
Fico com o Arbo: La U é minha aposta para a Libertadores (se conseguirem segurar esse Vargas)… e que torcida, hein ô Batista…
#27
Eu li “O Trauma da Bola”. O João Saldanha tinha implicância com o Batista, que na opinião dele não passava de um brucutu. O que era um injustiça, porque o Batista jogava muito. O que Saldanha pedia não era um volante de contenção, mas sim a entrada do Paulo Isidoro na ponta-direita, para equilibrar o time, saindo Serginho. Saldanha também criticava a preparação física do Gilberto Tim, que, segundo ele, estava deixando os jogadores no bagaço.
E eu não lembro do Saldanha escrever que a Itália era melhor que o Brasil. Ele reconhecia a excelência técnica daquela Seleção. O que Saldanha dizia era que o Brasil só poderia perder para si mesmo, por auto-suficiência e pela “teimosia siderúrgica” (era esse o termo que ele usava) do Telê em não fazer correções.
#30
Discordo. Aquela seleção era forte tanto individualmente como em termos coletivos. O que havia era uma certa auto-suficiência.
Se era forte individual e coletivamente teria ganho pelo menos UM campeonato.
Com a seleção o Telê não ergueu sequer UMA taça. Fortíssimo o time em todos os aspectos, realmente ¬¬
Li num site esportivo gringo que o Barcelona é conhecido como “La U de Chile da Europa”. Confere?
Aliás, não sei se com o Telê o Brasil chegou a jogar outros campeonatos, mas não conseguir levantar uma mísera copa américa sequer é ridículo pra uma geração considerada fenomenal.
Pois é, Favio. Quero ler o livro. Só li comentários sobre e daí vai pela interpretação de quem leu o que eu tô te falando. Ler por inteiro só li uma crônica e ele falava dos defeitos de marcação da Seleção Brasileira. O Paulo Isidoro era numeração 7 (titular) na seleção e o Falcão 15, o que leva a crer que seria um 4-3-3 mas Falcão tinha que ser titular, Cerezo tava no auge no Galo, Zico era Zico e Sócrates também. Mas daí colocaram toda a culpa no Cerezo e no Valdir Peres, que era um bom goleiro mas engolia uns perus de vez em quando (ficou famoso por pegar penaltis).
Sobre o ódio do Saldanha do Batista tem esse jogo aqui ó
http://www.youtube.com/watch?v=_3iogQcyaQc
No primeiro gol o Batista faz, segundo o comentário do Edgar Schmidt, o gol “João Saldanha” que dizia que ele não sabia jogar na frente. O jogo foi 6×0 pro Inter contra o Palmeiras em 1981.
Sócrates era Zico? hehe
bá, queria tê-los ver jogar, e acho mto mimimi esse do Guilherme. ok, não ganharam, mas porra, só não ganharam. corraceros polo club fez história na impedcopa, choré central tbm acaba de fazer. não ganharam, mas pô, tão na história. e foi um baita jogo aquele contra a itália, ou não? e não se eliminou a argentina antes?
o uruguay de 2010 não foi legal?
Sempre que eu digo que a vitória da Itália em 82 foi JUSTA (contando, ainda, que teve um gol mal anulado do Antognoni) vem alguém querer me EXPURGAR, então não vou argumentar nesse ponto.
tê-los visto jogar…
Guilherme, naquela época a Copa América era um torneio escabroso jogado em idas e voltas horrorosas. Teve um que o Brasil sde classificou contra o Paraguai após 2 empates na MOEDA pra depois perder a final pro Uruguai.
Nem sei se o Telê treinou pra uma Copa América. Ele saiu depois da Copa, o Brasil trocava treinadores toda hora, e voltou pra treinar em 1986. Teve um ano que até o Edu, irmão do Zico, treinou o Brasil. Tinha anos que jogavam 2 ou 3 amistosos, não era essa excursão da Nike que o Brasil faz hoje em dia.
E sem falar que os treinadores continuavam treinando seus clubes de origem
Outra época.
Pô, arbo, tu entendeu meu. Sócrates era Sócrates, mêo, timão, mano! Não o Sócrates era titular. Esses dias me dei conta da 15 do Falcão. Naquela época, MAIS QUE NUNCA, alguém jogando fora de Rio-SP tinha que provar o dobro pra imprensa Márcio Guedes da vida que era bom. Se deixassem eles convocavam o time do Flamengo e era isso.
#42
Ah, ok. Pelo futebol tá valendo! Como eu disse, baita craques, muitas jogadas afudê, mas faltava algo pra eles ganhar, que era espírito coletivo. Eu sou da opinião (vejam o Barcelona) de que espírito coletivo e qualidade individual não precisam ser excludentes. Pelo contrário. A seleção da Holanda de 1978 perdeu a final no detalhe (é do jogo), mas ganhou a Eurocopa por exemplo. Já a de 82 não ganhou nada porque não era tão boa assim. Era pior que a de 2002, por exemplo.
Mas não invalida os jogadores. Tiveram muitas seleções muito piores. A de 1990 não tinha nem coletivo nem individual. Mas é uma lição a ser aprendida que ninguém presta atenção. Todo mundo ou fica dizendo que foi a melhor e a vitoria foi injusta, ou que faltava volante. Eu acho que o que faltava era vontade e vergonha na cara.
Pensando hoje, 20 anos depois, era muito PREZA ver aquela seleção jogar, mas eu diria que ela era muito avançadinha sim. O Brasil viajou pra Copa depois de uma goleada de 7×0 na Irlanda no maracanã quase carregado nos braços da multidão. O Junior o tempo inteiro na TV com um clipe de “voa canarinho, voa”, foi um sucesso demoníaco o Junior cantando esse samba. E era 1982, ditadura ainda, povão querendo ser feliz, loucurada total. Em 1982 a festa seria absurdamente MAIOR que hoje em dia com certeza.
*derrota foi injusta
Eu ainda não consigo assistir Brasil 2 x 3 Itália sem sentir as mesmas sensações de euforia e frustração e raiva. É um trauma sim.
#37-39
A Holanda de 74 não era era o exemplo mais perfeito de futebol coletivo? Pois é, também não ganhou a Copa…
—–
Telê não chegou a disputar a Copa América. Perdeu o Mundialito e duas Copas (82 e 86, já com um time envelhecido).
Mas ele ganhou 2 Libertadores, 2 Mundiais, 2 Brasileiros, 1 Supercopa e foi campeão estadual nos quatro principais centros (SP, RJ, MG, RS). Inclusive, comandou o Grêmio em 77, título que muito gremista quarentão considera o mais importante da história do clube.
#38: Na verdade é a Portuguesa do Chile.
fghdlskjdsgsd
#52: FAIL.
Portuguesa da Europa.
#51
E não estou questionando o Telê. Estou questionando a geração de jogadores. Um bando de bem dotados, mas vadios, que não conseguiram levantar uma mísera taça de mundialito ou copa américa.
#41
Sobre Saldanha x Batista, Luiz Mendes, contou o seguinte:
“O João Saldanha achava que todo cabeça de área era um “brucutu”, um “cabeça-de-bagre”. Todos eles! Em 1981 estávamos em Goiânia com a seleção e ficamos no mesmo quarto do hotel onde estava hospedada a seleção. Nós éramos muito amigos e só eu aturava sua tosse à noite e o seu hábito de fumar a qualquer hora. (risos) Os jogadores haviam sido liberados para defenderem seus clubes na rodada do Brasileiro. O Batista me chamou num canto do restaurante e me pediu que ligasse a TV no jogo do Internacional contra o Palmeiras e obrigasse o Saldanha a vê-lo que ele iria mostrar que sabia jogar. Eu disse para o Saldanha, que retrucou: “Isso não joga nada! Nem vou perder meu tempo vendo esse cabeça-de-bagre!” E não viu mesmo! Mas eu assisti e o Batista, jogando mais à frente, como segundo homem do meio-campo, fez uma atuação primorosa, marcou dois gols e o Inter enfiou 6 a 0 no Palmeiras. Quando ele voltou, me perguntou se o Saldanha havia visto e ficou desapontado quando respondi que não. O João era muito teimoso!”
acho q ficou bem portuguesa do chile hehe
ô benvenutti, tinha contar num post uma hora dessas, esses jogos das antigas.
#54
Na real, eles só jogaram juntos em 82 e em parte da Copa América-79 (Zico não enfrentou o Paraguai nas semi, Júnior não era titular absoluto).
em 78, só tinha o Zico. No Mundialito-81, faltou Falcão e o Zico estava lesionado… Em 86, já haviam passado do auge.
E a Holanda dos anos 70 não levou a Eurocopa. A que ganhou foi a da geração Gullit-Van Basten.
Comparar 82 com 2002 não faz nenhum sentido. Outras épocas, outro futebol.
Hj em dia a gente vê 6000 jogos por dia na TV, naquela época não era bem assim.
Hj tem liber, sulamericana, copa das confederações, copa da pqp…naquele tempo tinha muito menos jogo, menAs competições…
E dizer q ronaldo era melhor q todos da seleção de 82 é um pouco de absurdo. Pode ser até q seja, mas não dá pra dizer assim, sem dúvida, na lata.
Telê foi azarado pq não ganhou nenhuma copa…fez cagadas e tal….mas qual técnico do brasil não saiu daqui pra uma copa com gente buzinando no ouvido? TODOS.
O que é xarope é ver q um merda como o parreira ganhou uma copa, e um cara bala como o Telê não.
A itália de 82 não lembro bem, mas é aquela itália de sempre; uma time de operários, com alguns bons valores, que sempre parece q vai morrer (se bem q em 2010 morreu) mas na hora H chega…
E fecho com o Benvenutti ali…se for ver esse jogo de novo, vai dar a mesmissima mistura de deprê, raiva e orgulho de ter um time tão do caralho, mas q não ganhou pq o futebol é isso ae mesmo. Nem sempre ganha o melhor. Aliás, graças a deus q é assim, senão o futebol virava um vôlei da vida, um basquete, etc etc…
O q é foda é q tem uns Claudio cabral da vida, q são recalcados, pq acham tudo uma merda (menos o q ele fez) q dizem q a seleção de 82 era uma merda….ae ficam uns abobadinho jornalista chupa pau dele repetindo até isso virar uma verdade.
Futebol é competição. Competição é resultado. Resultado é vitória. Simples. Quer espetáculo, arte, vai ao balé, ao teatro, ao cinema.
se futebol fosse vitória eu não seria gremista, por exemplo, ernesto. tu deve ter um exemplo pessoal, de uma pessoa próxima, sei lá, no mesmo sentido.
#60
Pensei em dizer a mesma coisa, Arbo. Quem torce pro Fluminense, não é tão acostumado assim a estas coisas que o Ernesto disse. rs
#58
“A itália de 82 não lembro bem, mas é aquela itália de sempre; uma time de operários, com alguns bons valores, que sempre parece q vai morrer”.
Pior que era um baita time, Carlos, mas dentro da escola carcamana, é claro. Em 78, com a mesma base, jogou o melhor futebol daquela Copa, mas terminou em 4º. Em 82, passou raspando pela 1ª fase, mas a partir do jogo com a Argentina engrenou.
Zoff, Scirea, Cabrini, Antognoni, Conti, Paolo Rossi eram grandes jogadores.
Primeiro, saudarei os Universitários chilenos, na pessoa de
CAMILA VALLEJO!!!
afkhaadsgyhfalsikgfjlfdg
como é q vcs não pensaram nisso?
Segundo, a copa de 82:
o problema é o infame MANIQUEÍSMO do “ganhou é bom, perdeu é ruim” ou então do “tinha craques mas perdeu é bom versus só tinha perna-de-pau mas ganhou e é ruim”.
Em verdade vos digo, já diria JESUS!: não dá pra querer desmerecer a Itália 82 que era uma baita ‘squadra’. a ‘seca’ italiana vinha desde o pré-guerra e eliminação precoces em várias copas deixaram um espírito LÂNGUIDO em 82; some-se a isso os escândalos que envolveram muitos artífices do futebol da bota no famoso TOTOCALCIO da virada dos 70-80.
ALTOBELLI era um grande, igual TARDELLI, por exemplo. PAOLO ROSSI partiu para um estado de graça quando a coisa esquentou na copa e o título não iria pra outro lugar que não a sede de COVERCIANO.
Aprendam, gurizes da nova geração, com os mais velhos; mas também tirem suas conclusões por conta própria. LES DEIXO um atalho:
http://books.google.com.br/books/serial/75r5hw6nN_YC?rview=1&lr=&hl=pt-BR&sa=N&start=540
E tenham um bom divertimento folheando virtualmente as folhas da velha Placar
na impedcopa o santiago morning levou a faixa CAMILA, VALEI-NOS!
#63
Pô Vitor, melhor lembrança!
Dá-lhe Universitários(as) chilenos…
Pra fechar, seria interessante uma edição TEMÁTICA da ImpedCopa mais u menos assim:
ImpedCopa, os ATRASADOS DO RECREIO
juntando todos os clubes estudantis e academicos de Sudamérica, a começar pelo finalistas da Suda-2011, U de Chile e LDU, passando por U Católica (Santiago), Universitario (Lima), Estudiantes (La Plata), Estudantes (Pernambuco, acho que é de Garanhuns!?), ULBRA (falida), Juventud Unida Universitaria (San Luis de Argentina?), U de Concepcion (Chile), Estudiantes de Rio Cuarto (Argentina), Universitario (de Sucre?, Bolivia) e o Colegio de Ucayali (Peru). Tinha contado 16 equipes inicialmente e vejo que esqueci de algumas, coisas da idade que já vem chegando.
Estudiantes de Mérida representou bem. De rosa, q é pro recreio inteiro ficar só no MURMURINHO.
A vida é assim, o futebol é assim…
visitem meu blog!
#67
Universidad San Martin de Porres (Peru)!!!
Grupos da Libertadores 2012 (atualização):
1
Santos (BRA)
Juan Aurich (PER)
{The Strongest/Universitario de Sucre} (BOL)
Vencedor de Internacional (BRA) x {Once Caldas/Millonarios} (COL)
2
{Nacional/Olimpia} (PAR)
{Emelec/Deportivo Quito} (ECU)
Lanús (ARG)
Vencedor de Real Potosí (BOL) x Flamengo (BRA)
3
Bolívar (BOL)
{Junior/Once Caldas} (COL)
{Cobreloa/Colo-Colo/Católica} (CHL)
Vencedor de {Católica/Unión Española} (CHL) x Tigres (MEX)
4
Boca Juniors (ARG)
Zamora (VEN)
Fluminense (BRA)
Vencedor de Arsenal (ARG) x Sport Huancayo (PER)
5
Nacional (URU)
Alianza Lima (PER)
Vasco da Gama (BRA)
Vencedor de {LDU Quito/El Nacional} (ECU) x {Olimpia/Libertad} (PAR)
6
Corinthians (BRA)
Deportivo Táchira (VEN)
{Olimpia/Cerro/Nacional} (PAR)
Cruz Azul (MEX)
7
Vélez Sarsfield (ARG)
{Emelec/Deportivo Quito} (ECU)
Defensor Sporting (URU)
Chivas Guadalajara (MEX)
8
Universidad de Chile (CHL)
Atlético Nacional (COL)
Godoy Cruz (ARG)
Vencedor de Peñarol (URU) x Caracas (VEN)
Atlético Colegiales (PAR), Universidad Católica de Quito (ECU), Técnico Universitario (ECU), Universidad Técnica (PER), Colegio San Agustín (PER), Universitario de La Paz (BOL) [além do de Sucre!], e estes são só os que já jogaram a Libertadores!
#72 foi em resposta ao #67.
mto massa o link do vec, entrem ali!
falando em zico e batista achei isso aqui, sem querer
http://books.google.com.br/books?id=8qNwCYBage4C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&rview=1&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Massa mesmo, este link.
Benvenutti, Flávio ou alguém que tenha lido o livro, sintam-se à vontade quando quiserem RABISCAR sobre a obra para publicarmos.
É muito massa de ver L U jogando. Mesmo pressionada, consegue não ceder uma chance de gol sequer. É a postura defensiva mais ofensiva que presenciei nos últimos tempos.
Tem tb o Colegiales de Baires, o Estudiantes de Caseros, ex-Baires tb, o Grupo Universitario de Tandil e é claro o MAIOR de todos, o SARANDI UNIVERSITARIO de Rivera.
No mais, a coleção PLACAR MAGAZINE do Google Books é um bom passatempo e fonte de pesquisa pra tudo relacionado ao futebol desde 1970. Até hoje procuro por um Aimoré 0-4 Inter que não sei bem quando foi. E fico lendo algumas matérias, sem esquecer de desconsiderar algumas opiniões estranhas de quem a fazia como Juca Kfouri, Alberto Helena Jr. ou o representante do RS, o famoso Divino Fonseca. De qualquer jeito, nestas linhas escaneadas podemos ver que os problemas do futebol são os mesmos desde 70. Considerando isso, parece que nada mudará, apenas evoluirá, o que é uma forma de “mudar não mudando”.(PINHEIRO, Ibsen)
Agradeço sempre e muito por quem colocou na net.
Meu comentario sobre a partida se resume a http://www.youtube.com/watch?v=U15uf_IbdK8
Sem mais.
Só pra não deixar passar, antes de ir dormir novamente: dois arquivos para consulta que são respeitáveis, principalmente pelo que tem cem anos de história; melhor que isso só se o CORREIO DO POVO disponilizasse todas suas edições on-line tb.
La hemeroteca de ‘El Mundo Deportivo’, desde a fundação em 01/feb/1906, com uma página interessante:
http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1966/10/26/pagina-2/930601/pdf.html
ou sobre o descaso com os encontros intercontinentais:
http://hemeroteca.mundodeportivo.com/preview/1975/04/10/pagina-15/1003523/pdf.html
E o ‘Archivo storico’ de ‘Corriere della Sera’, lamentavelmente disponíveis apenas a partir de 02/jan/1992, mostrando uma pincelada sobre um fato recente:
http://archiviostorico.corriere.it/2011/ottobre/31/Dramma_Ronaldinho_sconfitto_insultato_dai_co_9_111031080.shtml
E falando em Correio do Povo… a primeira edição disponível, aparentemente, é a de 13 de setembro de 1997, a seguir:
http://www.cpovo.net/jornal/A102/N347/PDF/Fim01.pdf
O brabo é que tem que ficar ‘pescando’ o número do ano, da edição e da página sendo 01 a capa e costumava ir até 20, 24, 28 ou 32 páginas.
A edição que eu tava procurando, a de 18 de maio de 1995, não está lá, curioso. Não faz mal, encontra-se por outras vias, como aqui ó:
http://gremio1903.wordpress.com/2009/12/25/silas-um-passado-obscuro-no-aterro/
E era isso
#58
Não sei quem é o Cláudio Cabral, mas tu não precisa muito pra ver que Ronaldo era superior a qualquer jogador de 1982. Estamos falando aqui do maior artilheiro das copas, o cara que foi eleito três vezes o melhor do mundo, fez dois gols em uma final de copa do mundo, coisa que pouquíssimos jogadores na história conseguiram. Ele é o segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira, somente atrás do Pelé, jogou nos maiores clubes do mundo, dos maiores campeonatos de futebol do mundo ele só não ganhou a champions league, foi bola de ouro da europa duas vezes, etc etc…
Zico jogava muito, bauta craque, mas o Ronaldo pode, sem pensar muito, ser considerado o maior centroavante da história do futebol mundial.
#80
Ainda prefiro o Romário…
Ronaldo ganhou a champions league sim, em 2002, com o Real Madrid galáctico. Depois foi campeão mundial no mesmo estádio de Yokohama, fazendo gol contra o Olimpia.
Aquele Real de Zidane e Ronaldo daria uma sova nesse Barcelona de hoje…
Ronaldo foi para o Real Madrid no meio do ano, depois da Copa do Mundo, portanto, não ganhou Champions League.
nada pode ser mais espetacular do que uma hemeroteca que começa em 1906. Obrigado, VEC.
Lá na primeira edição do Mundo Deportivo, na seção de “Foot-Ball”:
En el campo de la “A. C. F. B,” jugaron el domingo pasado, los primeros bandos del “Catalá” e “Internacional”, siendo la lucha bastante competida, resultando 1 goal a 0 a favor del “Internacional”. Actuó de Juez, nuestro estimado compañero en la prensa, Sr. Escardó. Los segundos bandos de los Clubs “Internacional’ y “Catalá”, jugaron en el campo de este último situado en la Bonanova; el resultado fué 1 a 0 a favor del “Internacional”.
Enre los primeros bandos del “Barcelona” y “X”, se verificó un partido en el campo del primero, resultando victorioso el “Internacional” por 2 tantos a 1 que hizo el “Barcelona.”
É um baita freguês nosso, esse Barcelona.
jdasgjkasjgsajgl