Afinal, quem é o mais copeiro?

A expressão “time copeiro” é muito utilizada para designar uma equipe que se destaca em competições de eliminação direta, o que, por conseguinte, a qualifica como uma esquadra que cresce em momentos decisivos. Em determinadas épocas, uma formação de um clube alcança longas distâncias (e consequentes vitórias) em competições desse tipo, como o Santos dos anos 60, o Grêmio dos 90 e o Internacional dos 2000, mas será que há clubes mais propensos a gerar times especializados no mata-mata?

Para responder a essa pergunta, pesquisei os dados de todos os confrontos históricos de eliminação direta envolvendo aqueles que são considerados os 12 maiores clubes brasileiros nas seguintes competições:
* Taça Brasil / Copa do Brasil – as competições nacionais puramente deste estilo, embora as últimas edições da Taça Brasil
tenham tido fases de grupo, as quais foram, por óbvio ignoradas.
* Campeonato Brasileiro – repescagens, oitavas, quartas, semifinais e finais, sempre que ocorreram, de 1972 a 2002.
* Copa Libertadores – a Copa por excelência, embora por vários anos tenha tido apenas jogos de desempate e finais como exemplos de mata-mata. Todos os confrontos de eliminação direta (fora de qualquer tabela de grupo) foram incluídos.
* Copa Intercontinental e Mundial de Clubes – incluindo a final de 2000.
* Supercopa Libertadores – excluindo as raras fases de grupo.
* Copa Conmebol
* Copa Mercosul – excluindo fases de grupo.
* Copa Sul-Americana – excluindo as famigeradas fases de grupo nacionais.
* Recopa

Não incluí competições descontinuadas após uma ou duas edições, nem a Copa Suruga Bank, por não fazer sentido nenhum. Confrontos que foram anulados ou tiveram vencedor alterado por perda de pontos no tapetão também não foram
incluídos.

Antes dos esperados resultados, vamos a alguns destaques individuais:

* O São Paulo tem desempenho invejável contra equipes chilenas (4 confrontos, 4 vitórias) e ainda mais impressionante contra equipes de fora do continente sul-americano: seis vitórias e nenhuma derrota! E ninguém ganhou mais mata-matas de Libertadores que o tricolor paulista (23), nem confrontos internacionais (46).

* O Palmeiras leva um destaque negativo por ter sido o que mais perdeu em Libertadores (10 vezes), mas também foi o terceiro que mais ganhou.

* O Corinthians ganhou o maior número de confrontos no Campeonato Brasileiro (18), mas tem o pior desempenho internacional, com apenas 44% de eficiência (o único abaixo de 50%!) e apenas 33% por cento na Libertadores.

* O Flamengo é o rei dos mata-matas nacionais (79%), com especial destaque na Copa do Brasil (79,5%).

* O Botafogo tem, empatado, o mais pobre desempenho na Libertadores (33%) e o pior na Taça/Copa do Brasil (63,8%).

* O Cruzeiro se destaca nos confrontos contra equipes paraguaias: cinco classificações em cinco oportunidades. Sofreu, porém, o maior número de eliminações internacionais: 27.

* O Atlético Mineiro, por sua vez, gosta de eliminar colombianos: sucesso total em quatro encontros. Mas tem um desempenho horroroso em competições nacionais: o pior do Brasileirão com 40%, além de empatar com Botafogo e
Corinthians como pior da Libertadores (33%).

* O Internacional jamais foi eliminado de um mata-mata internacional por uma equipe brasileira: OITO vitórias ao todo! E o Colorado é o especialista brasileiro em playoffs de Libertadores (77% de eficiência) e nas competições internacionais em geral (75%).

* Já o Grêmio adora enfrentar uruguaios: seis ganhas em seis. E ninguém ganhou mais confrontos de Taça/Copa nacional (64) ou playoffs nacionais em geral (80).

Comecemos então a apresentar os dados finais do último para o primeiro:

12º – ATLÉTICO MINEIRO (60,8%)
A única coisa que salva o Galo é o seu ótimo desempenho na finada Copa Conmebol, que faturou por duas vezes, chegando ainda a uma terceira final. Foram 79 vitórias e 51 derrotas ao total, com um desempenho internacional de razoável a bom (19 x 10) prejudicado por um péssimo desempenho em competições nacionais (para um grande): 60 x 41.

11º – BOTAFOGO (61,6%)
Tirando o quase insignificante desempenho na Libertadores (apenas 3 confrontos, todos contra brasileiros – 1 x 2), nada se destaca tão negativamente nos números do Botafogo, exceto pelos números da Taça/Copa que ficam em fracos 63,8%, mas também não há nenhum destaque positivo, e esse é o problema.

10º – FLUMINENSE (63,0%)
O que puxa para baixo os números do Flu é o mau desempenho nos mata-matas do Brasileirão, dos quais ganhou oito e perdeu onze. Mas o desempenho internacional também não é dos mais fortes (53%).

9º – CRUZEIRO (63,9%)
O Cruzeiro tem um ponto forte: a Taça/Copa, onde tem um dos melhores desempenhos (75,8%), mas foi mal nos playoffs do Brasileirão (41%) e o desempenho internacional é apenas razoável (58%).

8º – GRÊMIO (65,7%)
Mas como? – dirão os gremistas. E de fato é importante notar que ninguém ganhou mais mata-matas que o tricolor gaúcho: 109! Mas também é fato que ninguém PERDEU mais do que ele: 57. No balanço, um bom desempenho na Libertadores (68%), mas um horrível histórico nas demais competições internacionais (10 x 16), onde se destaca o mau hábito de ser eliminado por outras equipes brasileiras (1 x 7!).

7º – PALMEIRAS (65,9%)
Desempenho próximo da média em todos os quesitos.

6º – SANTOS (66,1%)
Um belo desempenho na Taça/Copa (76,6%) – devido em grande parte ao timaço dos anos 60 – somado a um muito bom histórico em LA COPA (70%) garante ao Peixe um lugar na metade de cima da tabela copeira.

5º – VASCO DA GAMA (66,9%)
Bom desempenho na Libertadores e próximo da média em todo o resto.

4º – CORINTHIANS (68,4%)
Tudo o que falam é verdade: desempenho horrível em mata-matas internacionais (44%, 33% na Libertadores), compensado por um fantástico desempenho nas competições domésticas (66 x 21!), deixando vários grandes para trás.

3º – INTERNACIONAL (68,9%)
O Colorado lidera, como o nome sugere, nos confrontos internacionais: impressionantes 10 x 3 na Libertadores e 14 x 5 nos demais torneios, totalizando 75% de eficiência. Nos nacionais, fica na média dos grandes (66%), com uma certa desvantagem na Taça/Copa (apenas 67,3%, contra uma média de 73%) que o impede de figurar ainda mais alto no ranking. Anos de eliminações para Londrina, Paraná, Remo, etc. tiveram seu preço.

2º – SÃO PAULO (69,7%)
Competições internacionais também são o forte do São Paulo, que só fica atrás do Inter nesse quesito (71%, 74% na Libertadores). Nas competições nacionais, ficar rigorosamente na média ajuda a superar o Colorado na tabela final.

1º – FLAMENGO (71,0%)
Mas ninguém supera o rubro-negro, que tem 58 x 15 na Copa do Brasil, 13 x 4 no Brasileiro, e apesar dos fracos 45% na Libertadores não faz tão feio assim nos confrontos internacionais (22 x 19).

A tabela abaixo contém a tabulação completa dos dados por tipo de competição. Os campos em verde são destaques positivos; os marcados em roxo, negativos. Campos de porcentagem mais vermelhos são desempenhos melhores, campos mais AMARELOS são exatamente o que parecem.

As colunas da direita tem os significados a seguir:

%I: porcentagem de vitórias em competições internacionais
%L: porcentagem de vitórias na Copa Libertadores
%N: porcentagem de vitórias em competições nacionais
%CN: porcentagem de vitórias na copa nacional
%B: porcentagem de vitórias nos playoffs do Brasileirão

E a enigmática (I+N)/2 é a minha contribuição para a provável COMBUSTÃO da caixa de comentários, fazendo uma média não-ponderada entre o desempenho internacional e o nacional. Notem quem passa a ser o líder nesse caso…

Copando sempre,
J Petry.

Publicado em Brasileiro, Clubes, Colunas, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial de Clubes. ligação permanente.

164 Respostas a Afinal, quem é o mais copeiro?

  1. Copeiro é o Torcedor Xavante, que nunca ganha porra nenhuma mas tá sempre acreditando hahaha

  2. Números não mentem, mas acho que um PORÉM deva ser levado em consideração: equipes que jogam mais e tem mais participação, tendem a ter números mais diluídos. Isso pode explicar Santos, Vasco e Inter à frente de Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras.

    Não querendo puxar a brasa pra minha costela gorda, muito menos invocar uma COPEIRAGEM tricolor, mas creio que isso é um fato PREPONDERANTE numa avaliação desse tipo.

    No mais, como falei acima, números não mentem, mas podem tendencionar pra cima ou pra baixo dependendo do uso ou não de algum deles.

  3. “A única coisa que salva o Galo é o seu ótimo desempenho na finada Copa Conmebol, que faturou por duas vezes, chegando ainda a uma terceira final.”
    Essa terceira final anula qualquer resquício de bom desempenho que o Galo tenha em mata-matas. Vide Top 10 Humilhações, primeira colocação.

  4. Maurício diz:

    O Grêmio perdeu mais porque participou mais!

  5. Limão diz:

    Afinal quem é mais copeiro?
    Não entendi os parametros, o time copeiro é o que mais ganha mata mata ou mais vezes é campeão em mata mata?

  6. Felipe (o catarina) diz:

    Flamengo copero y peleador

  7. LEONARDO diz:

    HAHAHA

    unfollow no blog…

  8. Thércio Brasil diz:

    ninguém ganhou mais mata-matas que o tricolor gaúcho: 108!

  9. thug_rs@hotmail.com diz:

    Muito bom.

    Mas o unico true copeiro rotulo preto 12 anos éo Grêmio, não adianta feras.

    Titulos e façanhas nesses tipos de competição muitos tem, agora ter sucesso com equipes limitadas tecnicamente, só na base da camisa, da tradição e honrando um estilo de jogo, só o Gremio, portanto é o unico verdadeiramente copeiro do futebol Brasileiro(Excessão de titulo ganho na tecnica 2001). Os mais falsos são SPFC, Cruzeiro e Santos. POe Tostão, cafu, muller com a camisa do bangu e o Bangu tbm sera Copeiro.(Excessão de titulos conquistados de forma copeira 97 e 2005, ja o Santos é uma Lusa que teve pele e só assim conquistou)

    Atualmente o inter, por ser um clube criado na cultura gremista de futebol se aproxima muito do Gremio, principalmente nos ultimos anos.

  10. vinícius diz:

    sobre o grêmio: “onde se destaca o mau hábito de ser eliminado por outras equipes brasileiras (1 x 7!).”
    desculpa, mas tá difícil de entender os teus números: “1 x 7″ O QUE? o grêmio só eliminou uma vez um brasileiro? em 2007, são paulo e santos. em 96, botafogo e corinthians goleados. só aí foram 4 adversários.

  11. J Petry diz:

    Eu sabia que as reações seriam rápidas! :-)
    É claro que simples números não podem derrubar mitos, mas procurem ver além da leve provocação para notar quais estereótipos se confirmam e quais são rechaçados.
    Eu tenho dados mais detalhados na minha planilha que posso repassar se alguém tiver interesse.
    Nota: se o Santos perder a final amanhã, será ultrapassado pelo Palmeiras e ficará empatado com o Grêmio em sétimo. Se ganhar, continua em sexto.

  12. thug_rs@hotmail.com diz:

    n durmi ainda por isso o erro tosco de portugues e coloquei o email no nome.

    mas o importante é a mensagem,n

  13. J Petry diz:

    #10: eu falava no contexto das “demais competições interncaionais” (Recopa, Supercopa, Conmebol, Mercosul, Sul-Americana).

  14. Alê M. diz:

    Pode jogar gasolina?

    Quem é mais copeiro?
    O vencedor de 4 jogos na Libertadores ou o vencedor de 4 jogos na Copa do Brasil?

    O Vasco, que foi campeão vencendo o Comercial-MS, ABC, Náutico, Atlético-PR, Avaí e Curitiba, ou o Santos, que só venceu América-MEX, Once Caldas, Cerro e, quem sabe, Peñarol?

    Enquanto o São Paulo se matava na Libertadores, outros tantos tinham “vida fácil” na Copa do Brasil. É tudo a mesma coisa?

    De qq forma… legal o estudo.

  15. vinícius diz:

    #13 ah, correto.

  16. Muito bom. Com os números absolutos e as porcentagens, tem material para dar combustível a todas as teorias, até mesmo acreditar que o OPERÁRIO DE PONTA GROSSA (ns) é mais copeiro que o Atlético Mineiro.

    #10, o 1×7 se refere a confrontos contra brasileiros em outras competições internacionais, não na Libertadores. Ao menos, é o que o texto dá a entender. E nelas o Grêmio é bem lamentável mesmo. Basta ver a Copa Sul-Americana e a incapacidade de superar a fase inicial.

  17. Concordo com o ALÊ MENEZES do comentário #14, que essa diferença na importância das coisas não pode ser ignorada. Eu ia propor uma extensão do estudo, estabelecendo PESOS para cada fase de cada competição de acordo com seu NÍVEL, mas não tenho a menor ideia de como chegar a esses valores relativos (?), hahaha

  18. Luc diz:

    Ja chegaram os bambis supervalorizando jogos contra univeseario do Peru e The Stronguest na Libertadores, e desprezando a CDB

  19. Cícerp diz:

    o desempenho do Corinthians é explicado de uma forma bem simples: ARBTITRAGEM.

    o São Paulo merecia estar em primeiro por mérito, ou Hounrs concours,, sei lá como escreve essa merda.

  20. Cícero diz:

    de qualquer jeito que for feita a pesquisa o pessoal vai chiar. Peso do adversário da derrota, da vitória e blablablalbala. Deixa assim a seco que é menos mão de obra. Se nem a Fifa se dá o trabalho de fazer uma pesquisa decente, porque a ImpedData vai fazer uma melhor?

  21. No meu ranking, jogo da extinta repescagem da Segundona Gaúcha teria o peso máximo.

  22. Otávio Niewinski diz:

    #20: “Se nem a Fifa se dá o trabalho de fazer uma pesquisa decente, porque a ImpedData vai fazer uma melhor?”

    Justamente porque a ImpedData é muito menos FANFARRONA que a FIFA!

    Vamo lá, J. Petry, melhora esse ranking ae… só não precisa mexer no (I+N)/2.

  23. mauhaas diz:

    Post Copero y Enganador. Ninguém ganha do Grêmio em Mata-Mata. É o Grêmio que perde uns e outros jogos.

  24. rafael botafoguense diz:

    post desnecessário
    huhaua

  25. Alexsander diz:

    O problema é que a Copa do Brasil é jogada só pelos times que não foram pra Libertadores, o que distorce os resultados. Um exemplo: o São Paulo participou este ano da Copa do Brasil depois de vários excluído, uma “punição” por ser bom.

    Além disso, em 90% dos jogos a Copa do Brasil coloca frente a frente times de Série A com times de divisões inferiores. Resultado: nos últimos anos, as equipes da Série A que não foram pra Libertadores tiveram chance de melhorar muito seu % de “copeirismo” na Copa BR. As equipes que foram bem e pegaram vaga na LIBER não tiveram esta chance.

  26. curinthia em terceiro, eu ri !

    Preferi o ranking aperfeiçoado – (I+N)/2

  27. Fernando diz:

    Eu fiz um levantamento deste tipo há uns dois anos atrás, mas quando vi que era o Flamengo que ficava em primeiro (e não o GRÊMIO), larguei de mão…

  28. Fernando Coelho diz:

    Teria que perguntar os pesos para o Tristao, que reconhecidamente e’ o maior matematico do Brasil. Para mim poderia ser assim: Taca/Copa, peso 2; Campeonato Brasileiro, peso 3 (de modo que 2 Copas do Brasil valeriam ligeiramente mais que 1 Brasileiro); Outras Internacionais, peso 2 (Conmebol vale no maximo uma Copa do Brasil); Libertadores, peso 5. Porem teria que diferenciar a Copa Intercontinental, que teria peso 5, nao ficando junto de Outras Internacionais. Poderia valer mais que Libertadores, mas considera apenas 1 ou 2 jogos, nao merece peso exagerado. E nunca incluiria a Copa Intercontinental de 2000, com a falcatrua de Corinthians e Vasco “convidados” nao se sabe por que. E o campeao brasileiro de 87 seria o Sport. Com estas alteracoes, provavelmente subiriam Sao Paulo e Inter e desceriam Corinthians e Flamengo.

  29. Felipe (o catarina) diz:

    sobre a questão de pesos, é quase impossível estabelecer. O Goiás rebaixado no Brasileiro foi vice-campeão da Sul-Americana. O Criciúma, da Série B na época, chegou às quartas-de-final da Libertadores. Não acho que o Icasa seja pior que o Universitário de Sucre. Enfim…

  30. fino diz:

    Um elefante incomoda muita gente, as palavras imortal, copero y peleador incomodam muito mais.

    oijsfdjiosfadjifasdjiafadsfggak

  31. fino diz:

    Deveriam ser consideradas somente as participações em LA COPA para medir este parametro. O resto das competições são merda e distorcem o CONCEITO.

  32. Cassol diz:

    Post mamilo.

  33. fino diz:

    Senão qualquer time que ganhe mata-mata de estadual pode ser considerado copero…

  34. J Petry diz:

    #31: OK, Fino. Inter em primeiro e Grêmio em quarto, então. :-)

  35. J Petry diz:

    E por óbvio, não incluí mata-matas de estadual, que provocariam distorção entre os estados.

  36. FERN diz:

    petry, tu que ja manja deste modelo, faz um estudo rapido ai do Bahia e do Sport, principalmente do 1º que JAMAIS PODE SER MENOR QUE O GALO, SÉRIO!!!

    ñ eh em torcida, ateh eh maior
    ñ eh em titulo, ateh eh maior
    ñ eh em locura, que são iguais

    que são pra mim os critérios de grandeza que valem…

    se o critério for a MIDIA/GLOBO…

    aiii eh 50% FLA-TIMÃO
    49% RESTO RIO-SP
    1% RS-MG
    ZERO!!! RESTO DO RESTO…

  37. J Petry diz:

    OK, Fern, só me dá um tempo. Esse é um dos meus próximos projetos: verificar o desempenho dos “quase-grandes”, ou “grandes regionais” e compará-lo com o dos 12.

  38. Allan Garcia diz:

    Não entendi, e gostei.

    Huahuahuahuaha…

  39. FERN diz:

    petry, EU deixei de atualizar um ranking por mim elaborado que era mundial, melhor do brasil eh nome de prog. de tv…

    critérios:

    500= la copa/ la coupe, 50= vice das mesmas, bônus extra 10= por torneio ganho pelo rival da final.

    250= intercontinental/mundial2005… + 50= vice, BE 10= por soma entre torneio+copa ganho pelo rival

    75= 2ª copa de CSF/UEFA, CAMP. BR unificado, 1ª copa concacaf

    50= outras copas oficiais CSF/UEFA, copaBR, camp. sovietico, 1ª copa das outras CONFEDERAÇÕES do mundo

    25= copas históricas da europa e sudamerica ex. (mitropa/rio de la plata), outras copas oficiais de todas as outras confederações do mundo, outras copas oficiais CBF

    TORNEIO LOCAL de 5 ateh 50 pontos para CAMPEONATO… metade para COPA oficial mais TRADICIONAL como as CUP europeias ou a us open cup dos eeuu… ESTADUAIS na zona CBF

    esta hierarquia local era definida no seguinte calculo:
    competitividade interna= nº de campeos vs nº de torneios + desempenho clubistico de titulos nos torneios dos níveis acima descrito ex. copas continentais, mundias e todo o resto.

    dai ficava se me lembro bem uma ordem que seguia assim
    ing
    arg
    ita
    SP
    ale
    uru
    esp
    RIO
    e por ai vai…

    nunca soube como posicionar os hist´ricos torneios amistoso internacionais que ao meu ver formam parte importante do futebol no meio deste século que se foi ex. tereza herrera, pequeña copa del mundo e alguns poucos ouros… que se somariam ao OFICIAL MUNDIAL 2000 FIFA que pifou…

    talvez peso 10, mas quais seriam os torneios a considerar???? ñ sei

    lembro que este ranking era tão real quanto a valores que a distribuição era tão parecida entre EUROS e SUDAS ateh pos. 150 que era ateh onde eu ia…

    o top dez era ñ nescessariamente nesta mesma ordem:
    madrid, milan, boca, peñarol, independiente, liverpool, ajax, nacional, são paulo e bayern munchen… outros bem colocados eram; olimpia Grêmio, river, estudiantes, cruzeiro creo que no top 20 e no top 30 ainda tinha inter, fla, racing, velez isso ai…

    hoje eu mantenho um ranking de LA COPA:
    50= campeón
    25= vice
    15= 3º
    10= 4º
    6= 5º, 5= 6º, 4= 7º, 3= 8º, 2= 9º e 1= 10º

    bem legal tb, vou atualizar amnha após a final…

  40. gilson diz:

    Outra ideia seria colocar algum peso pras derrotas. Como está, se tem 0 ou 1 em uma participação. O que distorce a “performance” (abç Tite) de quem participou mais vezes. Assim, pode ser que uma vitória seja 1 e uma derrota, 0,2, sei lá.

  41. Branco diz:

    #9 Nunca consegui entender esse pensamento gremista de que é melhor ser campeão com um time inferior aos outros. Eu quero é ser campeão tendo o melhor time. Ter um time inferior e ganhar na base da raça pra mim desvaloriza o título.

  42. FERN diz:

    pra nosotros valoriza branco eh tão simples…

    cada qual se comove com o que lhes eh conveniente…

  43. Juan Carlos "Chango" Cardenas diz:

    Pera lá. Então, segundo essa análise, eliminar o Sampaio Correia ou o Votorati na primeira fase da copa do brasil tem o mesmo valor que eliminar os grandes times de boca, river, estudiantes, nacional, peñarol, atletico nacional, américa de cali, olimpia e afins?

  44. fino diz:

    já diria paulinter pires: vencer não é o mais importante kasfdkjlsadfl

  45. LF diz:

    quem mais topa uma BATALHA ranking do Petry X ranking do FERN ?

  46. FERN diz:

    ahh uma dica pra quem um RANKEADOR como nosotros, eh a RSSSF verdadeiro TESOURO do football, pena que o RUGBY ñ tenha um site histórico tão importante pois ja proc. tanto…

  47. Norteña diz:

    Bah, me perdoe o cara que perdeu tempo levantando estes numeros ridiculos.

    o Gremio perdeu 7×1 para brasileiros em copas internacionais, de onde o cara tirou isto, fumou um baseado????

    Só na libertadores de 2007 foram são paulo e santos. Tirando algumas vezes o flamengo, palmeiras e outros menos cotados.

    Colorado tah sempre fazendo ginastica para fugir da verdade que nasceram em 2006.

    Este blog depois que mudou o leiaute ta cada vez mais rubro…

  48. gilson diz:

    45#, acho que cada um fala de uma coisa.

  49. Juan Carlos "Chango" Cardenas diz:

    Tem gente aqui falando como se os times escrotos da libertadores se classificassem sempre pro mata-mata. São excessões, enquanto os da copa do brasil estão SEMPRE lá…

  50. gilson diz:

    Cara ficou bravo ali no #47 ó, prova de que o texto atingiu o efeito esperado, hushshuahsuahuahsasa

  51. FERN diz:

    ooohhh LF, ate valeria pero foi um trabalho de uns 6 meses pra organizar tanta informação e eu paraei de atualizar a uns 3 ou 4 anos, não tenho mais ilusões como esta hehheheehehehheh

    agora ele era bastante exato, COPAS valem tudo… mundial por mejor que sea es la mitad… brasileirão como torneio continental que eh de fato tem que ser de direito… e os estaduais são DE FACTO OS TORNEIOS LOCAIS DAQUI…

  52. Juan Carlos "Chango" Cardenas diz:

    Aliás, outro fato que causa discrepância na informação do ranking é a indiferença em relação às fases de grupo que, por anos, foram a base da fórmula da Copa.

  53. Ducker diz:

    Bah… Piada.

  54. Tiago Sozo Marcon diz:

    CONTRA FATAOS NÃO HÁ ARGUMENTOS. COLORADO O MAIS COPEIRO DA ALDEIA!

  55. Leonardo Fleck diz:

    Legal essa estatistica ae que tu fez… Já tinha visto algo semelhante há uns 2 anos no orkut, mas não levava em consideração Atlético/MG, Fluminense e Botafogo, e contavam só os confrontos mata mata realizados entre si pelos outros 9 “Grandes”… Meu Grêmio também estava no meio da tabela, mas era o time que mais tinha jogado mata matas, que nem tu mostrou agora…

    “E de fato é importante notar que ninguém ganhou mais mata-matas que o tricolor gaúcho: 108! Mas também é fato que ninguém PERDEU mais do que ele: 57.”

    NINGUÉM GANHOU MAIS, NINGUÉM PERDEU MAIS… OU SEJA NINGUÉM JOGOU MAIS QUE NÓS… BEM A CARA DO GRÊMIO, GANHAR PRA CARALHO E PERDER PRA CARALHO TAMBÉM… É BOM SER GREMISTA

  56. J Petry diz:

    #47: ler resposta ao #10!

  57. J Petry diz:

    #52: meu levantamento foi exatamente SÓ sobre mata-matas.

  58. J Petry diz:

    #46: Verdade, Fern, http://www.rsssf.com foi minha principal fonte de consulta (falha minha não ter colocado isso no email do texto para a ImpedCorp, só num “follow-up”), com alguns dados mais recentes pegos do site de CBF e de anotações minhas.

  59. LF diz:

    eu acho que as discordâncias ao ranking são válidas e corretas. Eu tenho as minhas. Por exemplo:

    ” E de fato é importante notar que ninguém ganhou mais mata-matas que o tricolor gaúcho: 108! ”

    isso é um fator importantíssimo. Maior número de vitórias em fases eliminatórias deveria contar mais pontos. Assim como a falta de vitórias do Corinthians na Copa Libertadores deveria ter um peso significativamente maior.

    vou fazer meu próprio ranking para discordar do Petry. Vitórias no saldo qualificado valerão 6 pontos. Eliminar o rival, 12. Ganhar títulos fora de casa. 20. Perder para o São Paulo, -10 (ah não, essa era ideia do Douglas)

  60. Roberto diz:

    pra um time que demora 97 anos pra cruzar o uruguai já começar a vir com papinho “copero y peleador” é um pouquinho demais…
    daqui a pouco quem sabe também começam a promulgar imortalidade?
    cada qual com suas tradições, creio…
    bonito é copiar, não?
    e negar até o fim…
    desde o tempo da liga das canelas pretas, mas enfim… divago
    cada um tem seu lugar na história, só não vejo necessidade dessa perversão que alguns poucos colorados fazem

  61. fino diz:

    vou criar um ranking que justifique ao gremio o rótulo de clube do povo…

  62. Observador diz:

    “nasceram pós 2006″. ´Ser campeão do Brasil, entao, não valia (vale) nada ? hashashsahashsa. Menos fundamentalismo, gurizada.

  63. milton diz:

    # 41 Branco
    “Ter um time inferior e ganhar na base da raça pra mim desvaloriza o título.”

    Que sem nocao… A unica razao do futebol ser tao emocionante eh que times piores frequentemente ganham dos melhores. Certamente pro Branco o titulo baiano do Bahia de Feira eh muito desvalorizado desvalorizado porque venceu o Vitoria no Barradao de virada (que poderia ser penta pela primeira vez na historia) na final.
    Aposto que pra ele pontos corridos eh o torneio mais emocionante do mundo, e que o clube com os melhores jogadores no plantel deveria ser declarado “Campeao Brasileiro” e ter vaga na libertadores.

    Faz um favor e vai assistir videos da final da Copa dos Campeoes de 2002, da Libertadores de 2004, do mundial de clubes de 84, da conmebol de 95, do brasileiro de 96 3 2002; da copa do brasil de 1991, 2004, 2005, 2008, etc.

    Da pra fazer uma dissertacao sobre esse assunto. O futebol SO tem graca porque o melhor time nao ganha sempre.

  64. J Petry diz:

    #60: Eu poderia dizer que o Inter chegou a uma final de Libertadores antes de o Grêmio sequer participar de uma, mas esse não é o ponto. Na verdade, a conclusão do levantamento é que todos os grandes ganham mais do que perdem em mata-matas, somente em grau ligeiramente diferente. Todos os números estão aí, se quiser usá-los para tirar outras conclusões, esteja a vontade.

  65. Observador diz:

    #60

    Fica a dica, não foram 97, pois a Libertadores começou em 1960. Mas me esqueci, só os colorados alteram dados, hsahshsahsa.

  66. Observador diz:

    #61 De que adianta o rótulo, se o que vem na embalagem contradiz tudo ? Vide grenal final do gauchão ?

  67. LF diz:

    um dia eu comecei a montar um novo ranking da CBF relativizando as competições pela importância que elas tinham em sua época.

    estaduais antes de 1959 valiam mais do que estaduais hoje.

    taças brasil, mesma importância de brasileiros atuais.

    copa do brasil menos importante depois de 2002.

    ficar entre os 8 no Brasileiro, mais importante entre 1996 e 2001.

    o trabalho tava bem interessante (o que não se faz em tempos de desemprego…) mas perdi tudo em um HD de outro computador.

  68. fino diz:

    é, gremio é o time da piada pronta…

  69. Rudi diz:

    ainda sobre rótulos, prefiro o de “Rolo Compressor” (time que vence bem, não importa qual adversário) do que o de “Copero y Peleador” (time que precisa parir um enxame de vespas africanas pelo canal da uretra a cada vitória)
    é sério
    podem me execrar

  70. FERN diz:

    fino ñ precisa todo sai um estudo que demonstra isso em todos as classes gêneros e regiões….

  71. milton diz:

    #25
    Isso so acontece de 2000 em diante. Antes disso a Copa do Brasil tinha todos os times brasileiros que foram bem em estaduais. Por exemplo, em 94 o gremio venceu o corinthians, o vasco, e o vitoria antes de derrotar o Ceara na final. Depois na libertadores de 95 derrotou o olimpia, depois palmeiras, emelec, e atletico nacional. Qual dessas duas sequencias de vitoria foram mais dificeis?
    Em 96 o cruzeiro derrotou o vasco, corinthians, flamengo e palmeiras pra ser campeao. Isso eh mais facil que vencer El Nacional, Gremio, Colo Colo e Sporting Cristal na libertadores? Pra mim parece no minimo parelho em dificuldade.

    O fato eh que jamais podemos dizer que “meu campeonato era mais dificil” porque sempre aparece alguem e diz que “O Emelec nao tinha nem pessoas suficientes no banco” ou “O libertad nunca ganhou nada fora do paraguai” ou “o Parana eh mais time que o San Martin”. Isso eh tudo conversa de 5a serie.

  72. arbo diz:

    “mas será que há clubes mais propensos a gerar times especializados no mata-mata?”
    a verdadeira resposta creio q a maioria de nós, impedimentenses, sabemos, nem q seja lá num canto da alma: NÃO.
    O q há são “Em determinadas épocas, uma formação de um clube alcança longas distâncias (e vitórias) em competições desse tipo, como o Santos dos anos 60, o Grêmio dos 90 e o Inter dos 2000″. Ou seja, FASES relativamente copeiras. Donde provém as alcunhas q ficam e não dizem respeito nem pedem q sejam justificadas pelo PORVENIR.
    DAÍ q as ponderações do FERN e de outros [como Alex, Brum, Chango e LF] por arriba são mto sensatas.
    Dever-se-ia [recebam] levar em conta a competição jogada, e não apenas isso: por exemplo, acho q jogos da Copa do BR valeriam menos a partir do momento q passaram a não contar com os libertandos [libertinos!] – mas é claro, tudo ponderado para não deixar de valorizar o conceito central da coisa toda, o “mata-mata”.
    Indo além, deveriam ser mais valorizadas fases mais agudas, dentro da própria competicão. Se o Grêmio disputou tantas partidas a mais q mta gente aí, quase não luto contra a obviedade q é pensar q se as disputou foi pq foi longe.

    Sobre esse ranking, me resta observar q o Grêmio chega a quase 30vitórias acima da média, enquanto está a 15derrotas tbm acima. O Inter está abaixo da média nos dois casos: cerca de 8 vitórias a menos e 8 derrotas tbm abaixo.

    [no mais, fiquei em dúvida sobre os casos de empate (em caso de primeiros jogos), disputa por penais (vitória igual, verdad?)]

  73. Cyro diz:

    Acho que a análise está equivocada, pois é mais representativo utilizar o número de vezes que o time se classificou do que o aproveitamento. Aproveitamento serve para competições com pontos corridos.
    Copeirismo não se mede só com vitórias. Se mede por número de vezes que a equipe se classificou e títulos! Uma classificação com 2 empates, com o regulamento embaixo do braço, ao meu ver é muito copeira.
    Um exemplo é a última impedcopa, que o time campeão teve o menor aproveitamento dos classificados e ganhou todas empatando e nos pênaltys.

  74. milton diz:

    #69
    Claro, porque se tu fosse dizer o contrario estarias menosprezando teu inter e valorizando o rival.
    Eu gosto de “copeiro e peleador” porque eh a identidade adquirida na decada de 90. Time de refugos dos grandes times do Rio-SP que venceu 4 titulos nacionais, a recopa e a libertadores. Por pouco nao venceu o Ajax naquele mundial. Todo gremista se identifica com aquela geracao por causa do espirito de luta que o time demonstrava, de desistir jamais.
    Alias, espirito esse que se manifestou brevemente entre 2005 e 2007 – dos aflitos ate a final da libertadores. Nao vencemos la copa, mas nenhum gremista sente vergonha de ter visto aquele time chegar ate onde chegou.

  75. Juan Carlos "Chango" Cardenas diz:

    Tomando por base os critérios supracitados, o Criciúma passaria a ser o 10º mais copero com 20 vitorias e 11 derrotas em competições nacionais e 1 vitoria e 1 derrota em internacionais, fechando um promédio de 63,64% ultrapassando assim o Fluminense.

  76. fino diz:

    É aquilo que eu falei no inicio: um elefante incomoda muita gente, as palavras imortal, copero y peleador incomodam muito mais.

    Por que essa necessidade de desmistificar uma coisa que tá enraizada na história do clube? O Grêmio pode ficar 300 anos sem ganhar uma Libertadores de novo, não vai ter planilha ou estatística que mude a identidade do torcedor e os “rótulos sem conteúdo” que ele carrega, acredita e defende.

    Não sou professor de sociologia pra ensinar conceito de identidade cultural pra ninguém.

    E não questiono os números ou os critérios do ranking, mas tem coisas que vão além dos resultados dentro de campo e isso é puramente subjetivo.

    Percebam que nas vitórias ou nas derrotas, o discurso da torcida e do clube é sempre este.

    O do Internacional de hoje em dia é qual mesmo? Celeiro de Ases? Rolo Compressor? Clube do Povo? Real Madrid dos Pampas?

    Me ajudem, porque eu não sei…

    Repito: não questiono o ranking e os critérios, percebam que estou falando de OUTRA COISA.

  77. Rudi diz:

    Milton, tem isso, mas o que eu quis dizer – e talvez tenha me expressado mal – é que NÃO QUERO esse rótulo pro meu time, prefiro que ele continue com o de rolo compressor (que também é de uma fase, claro, e não se reflete hoje, mas me gusta mais)
    Nada contra o Copero y Peleador, mas deixem as coisas como estão

  78. fino diz:

    tinha esquecido, o colorado é o campeão de tudo… até do copeirismo…

  79. arbo diz:

    concordo com o fino, como disse aqui: “Donde provém as alcunhas q ficam e não dizem respeito AO nem pedem q sejam justificadas pelo PORVENIR.”
    daí q não colou essa do J. Petry ” ‘Mas como?’, dirão os gremistas.”
    o q um gremista te dirá, Jesus, é q vá rezar dois padrenossos pq PECASTE laksdlkglk

    e tbm concordo com o fino q esse ranking é OUTRA COISA. tanto q falei bastante ali de outra coisa.

  80. Daniel JM diz:

    ahahahahah O Corinthians melhor que o Internacional ????? nunca ganhou nada ahahahahah a maior piada dos últimos anos esta “baita” estudo ahahahahahahah – só dando risada mesmo

  81. Túlio diz:

    80

    Não ler o post pra ser “first” no Orkut, até vai. Mas não ler para ser o 80?

  82. douglasceconello diz:

    Petry, se estiver por aqui, te mandei um E-MAIL.

  83. Junior diz:

    Concordo com o Rudi na questão do “Rolo Compressor”. Aliás, “Rolo Compressor” e “Clube do Povo” são as duas únicas frases (me nego a utilizar slogan, é muito “publicitário way of life” pro meu gosto) que deveriam ser utilizados pelo Internacional.

  84. douglasceconello diz:

    Fino subiu nas tamancas. Daqui a pouco puxa um sinalizador.

    ashuhuasdha

    Como o Luís AMEAÇOU dizer ali, no esboço de ranking da ImpedCopa, existiam duas regras: ganhar final do São Paulo: – 10; perder final para o são Paulo: – 20.

    Vencer Brasil de Pelotas no Bento Freitas: + 30, o que rendeu muitos pontos ao Cerâmica (ns).

  85. douglasceconello diz:

    Ah, ser homenageado na ImpedCopa: + 43 pontos.

  86. Flávio diz:

    Grêmio = campeão SEMPRE como azarão.
    Sport-89, Ceará-94, Lusa-96, Juventude-96,01,07 e Hamburgo-83 = esquadrões.

  87. fino diz:

    Sei que tu é o mentor intelectual disso tudo, Douglas…

    Aqui no blog e até mesmo ao vivo já ouvi tu te queixar que a gremistagi “reivendica para si o monópolio do copeirismo” e que isso te irrita profundamente

    okaddoafaksfddafs

  88. Leonardo Fleck diz:

    #86 Já que citou o Gauchão… completa ae com inter – 90,95,99

  89. douglasceconello diz:

    Fino, faz um ranking e manda pra gente publicar. Te dou o começo:

    1º Grêmio
    2º Mazembe

    hauhuashuhaushuas

  90. Creio que:

    1. no mata-mata, independentemente da competição, o objetivo não é ganhar as duas partidas. O objetivo é passar de fase. Aliás, nem ganhar é necessário. De modo que analisar COPERISMO desprezando o CONCEITO da coisa talvez seja uma falha. Quem avançou perdendo de 0-3 na ida e remontando o placar na volta é tão ou mais copeiro que quem venceu as duas partidas por 5-0. No momento em que o ranking se baseia no APROVEITAMENTO (como me pareceu, perdão se fiz uma leitura apressada), isso se perde, porque é óbvio que o segundo time dispara na frente.

    2. pelo que o ranking se propõe a ser, teria que levar em conta a diferença de peso entre as competições. E também a diferença de peso entre as FASES de cada competição. Aí poderíamos ter algo mais revelador.

    3. concordo com o Fino na questão do COPERISMO ENRAIZADO (?). Nem mesmo o mais completo dos diagnósticos alteraria alguma coisa para o torcedor. É uma questão subjetiva que só se transformaria com o passar das décadas.

    4. no mais, impressiona e entristece o desempenho do Botafogo. 33% de aproveitamento na Libertadores deve ser algo pior do que os dados do BELLA VISTA na competição. Credo.

  91. arbo diz:

    bem observado, iuri. teu ponto 1 é fundamental e tinha me passado batido. aquelas derrotas pra santos e danubio em 2007 fizeram tudo mais sensacional

  92. arbo diz:

    eu quis dizer DEFENSOR, q é o danubio azul ROXO ns

  93. douglasceconello diz:

    Sim, é importante a questão do objetivo cumprido. Creio que o passar de fase (mesmo com dois empates) deva ser algo avaliado com CARINHO.

  94. arbo diz:

    sim, afinal o conceito não é “mata”, é “mata-mata”. eay, petri? ;-)

  95. fino diz:

    Douglas, meu ranking obedecerá o seguinte critério:

    - Torcida canta música do boi garantido +200
    - Torcida cantava música do boi garantido e deixou de cantar -8000

  96. douglasceconello diz:

    Pior que daí eu SUBSCREVO totalmente, Fino.

  97. fabio vecchia diz:

    Che! Muito bacana o que tu fez! parabens!
    Como ainda nao li os comentários, pode ser que alguém ja tenha dito aí por cima. Desculpem se repetir.

    Mas fazer alguma média de posiçoes assim, de forma crua, fica completamente equivocado. Não se pode colocar os mesmo pesos em um simples aproveitamento entre São Paulo e Atlético MG por exemplo, que têm participaçoes absurdamentes diferentes em libertadores. De repente se tu usar algum modelo de distribuiçao (poisson talvez?) fique bem mais justo. O importante é que tem que considerar numero de participações, com certeza.
    Sobre o peso dos adversários, fica muito complicado. Não é totalmente justo dizer q um mata-mata na liber vale mais q um na copa do brasil. Ou quem passa pelo Nacional tem q ganhar mais de quem passa pelo Juventude, aí tem que se fazer uma análise da qualidade do time na época.

    agora vou ler os comentarios :)

  98. Carlos diz:

    Bah. Eu vou criar um ranking q vai provar por A+B q eu comi mais mulher q o Brad Pitt e o Renato juntos.

    Mexer com numero é uma barbada, dá pra fazer provar qquer coisa.

    E a gremistagi aqui, burra, cai como patinho.

    Deuzolivre.
    Até tu fino? Até tu Ducker?

    Já falei 1000 vezes. A coloradagi não toca na rusga falcão, d’alessandro x Juan, Siegmann q agora virou guri cagado, brigalhada desenfreada do caralho no beira-rio……só desviando o assunto.

    Blog vermelho do caraio!

    çlaskdçsakldçklasdçklaskçldçkasdklçaskdasdkç

  99. fino diz:

    porra tanque, até que enfim… como tu não tinha te manifestado antes tive que fazer a frente;; j098safdj80safd08afdsafdsadfs

  100. fabio vecchia diz:

    outra coisa importante, é que nao dá pra colocar no mesmo bolo competiçoes que os times nem faziam questao de jogar e jogaram muitas vezes com reservas (sulamericana).

  101. douglasceconello diz:

    Porra, Carlos. Onde é que tu andou o dia inteiro?
    [Dona Denise mode off]

    Tanque, faça um ranking que envolva gordura de ovelha, mulheres cariocas e Azbox. Será um sucesso.

    sahuhuas

  102. Alexsander diz:

    O que é mais COPEIRO: perder fora, ganhar em casa e se classificar no SALDO QUALIFICADO (como o Grêmio na Libertadores 2007 ou o Inter na Libertadores 2010) ou se classificar nos pontos (um empate e uma vitória, por exemplo)?

    Falta definir “COPEIRISMO”. Comparando consigo mesmo, qual time foi mais “COPEIRO” na Libertadores: o Grêmio de 1983 ou de 1995? O Inter de 2006 ou de 2010? Eu, que sou colorado, achei o título de 2010 mais “copeiro”: passamos no saldo qualificado nas oitavas (Banfield 3×1 Inter e Inter 2×0 Banfield), nas quartas (Inter 1×0 Estudiantes e Estudiantes 2×1 Inter) e na semi-final (Inter 1×0 SP e SP 2×1 Inter). Qualquer um dos 3 times poderia ter eliminado o Inter sem cometer nenhum crime.

    Já em 2006 o time do Inter estava num nível mais alto em relação aos adversários, ficou invicto na primeira fase e na segunda fase só sofreu contra a LDU (2×1 fora e 2×0 em casa) e na final, quando ganhou a primeira fora e depois empatou em casa com um a menos — quase deixando o SP levar o jogo para a prorrogação.

    Pra mim, COPEIRISMO é jogar com o regulamento debaixo do braço, impor seu jogo contra times fracos e se classificar contra times iguais (ou superiores) com as calças na mão, no saldo qualificado se necessário. É tirar lances da cartola, como o gol de Renteria contra o Nacional (URU) ou o gol do Giuliano contra o Estudiantes (ARG).

  103. fabio vecchia diz:

    concordo com o 102

  104. Felipe (o catarina) diz:

    uma coisa que o levantamento meio que comprova é aquela máxima flamenguista de “deixou chegar, fodeu”, principalmente em nível nacional. Impressionante o desempenho do Flamengo na Copa BR e Brasileiro (não sou flamenguista, antes que digam. Meu time no RJ é o Olaria).

    Gostei do ranking, apesar de, como todo ranking, sempre estar sujeito a distorções. Pelo que entendi e pra tentar botar mais lenha na discussão, imagino que o Internacional tenha recebido 50% de aproveitamento pelo Mundial 2010 (perdeu do Mazembe, ganhou do Seongnam), enquanto o Grêmio levou 0% pelo Mundial de 1995. (perdeu pro Ajax. Nos pênaltis, mas perdeu)

    Petry, e talvez fosse o caso de dar pesos aos torneios. Ex.:

    Copa do Brasil/Conmebol/Copa dos Campeões/Taça Brasil/Robertão (tinha mata-mata?) – Peso 1

    Brasileiro/Recopa/Supercopa/Mercosul/Sula – Peso 2

    Libertadores – Peso 3

    Mundial – Peso 4

    mais uma coisa: o Avaí, que obviamente não entrou no ranking por ser hors-concours, tem melhor aproveitamento internacional que o Corinthians (50% x 46%). Na verdade, seria de 66%, já que não entendi o motivo de tirar a fase brasileira da Sula (é Sula, fazer o quê?). Mas mais verdade ainda é que, como perdemos pro Goiás na Sul-Americana, nosso aproveitamento internacional é de 100%, já que eliminamos o Emelec. É o maior de todos, como já se esperava.

  105. Flávio diz:

    R104
    O Robertão não tinha mata-mata.
    O ranking pode seguir o sistema de pontuação da Placar:
    25 pontos: Intercontinental, Copa Toyota e Mundial da FIFA
    20 pontos: Copa Libertadores
    15 pontos: Campeonato Brasileiro
    12 pontos: Copa do Brasil e Taça Brasil
    10 pontos: Copa Mercosul, Supercopa e Copa Sul-Americana
    7 pontos: Copa Conmebol e Recopa Sul-Americana

  106. Maurício diz:

    Isso é bizarro?

    Meu amigo, depois do SPFC, o Corinthians é o clube com maior aproveitamento de PONTOS CONQUISTADOS na Liberta entre os times brasileiros.

    Isso é surpreendente.

  107. Maurício diz:

    Isso só deixou claro como o Grêmio é mais COPERO. Disputou mais COPAS que todos. Ganhar é detalhe, mas o fato é que a COPAGEM está no âmago gremista, e isso nem mesmo os números puderam tirar.

  108. Felipe (o catarina) diz:

    #105

    é uma possibilidade. Mas só no mundinho da Placar que Mercosul, Sul-Americana e Supercopa valem menos que a Copa do Brasil.

  109. Flávio diz:

    Valorizo essas copas continentais, mas acho que em geral o brasileiro dá mais importância para a Copa do Brasil em função da vaga na Libertadores.

    Tem o ranking da Folha também:
    - Mundial Fifa 40
    - Libertadores 35
    - Mundial Inteclubes 30
    - Brasileirão 25
    - Sul-Americana, MERCOSUL, Supercopa, CONMEBOL, Copa do Brasil, Taça Brasil 15
    - Recopa 5

  110. Felipe (o catarina) diz:

    não tenho dúvidas que o brasileiro médio (BONNER, 2005) e a Placar dão mais importância à vaga na Libertadores que ao título da Copa do Brasil.

  111. Cícero diz:

    Fino totalmente revoltado e emulando Felipão. Daqui a pouco fala pra vendermos o “Beira-Lago” pra comprar o menino Leandro.

  112. Cícero diz:

    MUITO BOM O POST. FAZIA TEMPOS QUE NÃO TINHA TANTOS COMENTÁRIOS.

  113. J Petry diz:

    Respondendo a vários:
    A porcentagem ali NÃO é de aproveitamento de pontos! É de CLASSIFICAÇÕES, que é tudo o que importa num mata-mata! Amanhã explico mais, agora estou com sono. :-)

  114. igor diz:

    bom lembrar também que esse papo de gremio copero e megalomania toda se criou porque o inter não ganhava. agora que ganhou, que falem o que quiserem.

  115. J Petry diz:

    #72 (Arbo): Minha “valorização das fases mais agudas” se dá pelo fato de que, se o clube vai mais longe, melhora sua porcentagem. Na Libertadores, por exemplo: ficou nas oitavas? 0%. Foi às quartas? 50%. Semifinais? 67% Final? 75%. Foi campeão? 100% naquele universo de confrontos. E por envolverem mais jogos, as campanhas vencedoras automaticamente tem mais peso. Não tem empate no meu levantamento, pois só considerei classificações e eliminações. Não faria nenhum sentido medir aproveitamento de pontos em mata-mata.

    #73: Ver resposta acima. Só contei classificações: mesmo que com dois empates e nos pênaltis, todas valeram uma vitória, ou uma derrota (no caso de eliminações).

    #75: Verdade, Chango. Estou fazendo o levantamento para vários clubes “médios” e o Criciúma tem se destacado como o mais “copeiro” deles.

    #76: Não te preocupa, Fino. Como eu já disse, não tem como derrubar o mito. Isto foi meramente um levantamento estatístico com um leve toque de provocação para gerar uma longa discussão sem sentido. :-)

    #80: Sou colorado, e não tentei colocar ninguém na frente de ninguém. O que ocorre é que, nas competições pesquisadas, o Corinthians ganhou uma maior porcentagem de confrontos eliminatórios que nós, por bem pouco. Se ganharmos a Recopa este ano, os ultrapassaremos.

    #90: Ver resposta aos dois primeiros: a porcentagem é de classificações. Quanto a pesos, o problema é: que pesos usar? Acho que o Bella Vista nunca foi pros mata-matas, ou me engano?

    #93 e 94: Ver resposta ao 72, 73 e 90. Desculpem a falta de clareza.

    #97: Para isso inventei a brincadeira do (I+N)/2, mas como os resultados foram favoráveis para o meu time, ninguém vai me levar a sério. :-)

    #98: Briga de dirigentes e discussão em treino não me interessam mesmo, Tanque. Meu negócio é tocar o horror na gremistada. :-P

    #100: As competições que escolhi são todas oficiais. Se os clubes não as valorizam, o problema é deles!

    #104: No Mundial de 2010 o Inter teve 0% (eliminado na primeira fase), o mesmo que o Grêmio em 1995. E eu não tirei todas as fases brasileiras da Sul-Americana, só aquela fase ridícula de grupos de TRÊS de 2003. Quanto aos pesos, é difícil achar pesos em que todos concordem, mas quem quiser que tente.

  116. vinícius diz:

    #110. a sula só começou a valer mais que a copa do brasil ano passado. de resto, prefiro uma vaga na liberta do que uma vaga na recopa. sempre.

  117. vinícius diz:

    ailás, é natural que o time que dispute mais tenha menor percentual. a diferença entre a dupla gre-nal é que um vivia chegando, inclusive quando tinha times ruins*, enquanto o outro não figurou em nada durante quase duas décadas, logo, ao menos tempo que não somava nada, também não subtraía nada.

    * vide 2007 que, pra mim, é uma das maiores provas da COPERAGEM tricolor. mário sérgio avisou em 2005 que em 10 anos o grêmio não conquistaria nada grande, e mesmo assim o grêmio bateu pelo menos 2 times muito superiores, são paulo e santos, até ir à final. perder de 5 pro boca foi praticamente o acumulado das derrotas que o tricolor conseguiu “evitar” contra os paulistas.

  118. J Petry diz:

    #117: Subtraía sim, com várias eliminações precoces na Copa do Brasil.

  119. Godo diz:

    Petry, me passa teu endereço que você acaba de ganhar um BLACK & RED LABEL!

    Urubu comanda! Chora, galera! Me abraça, Lila!

  120. Camilo C.E.O. diz:

    Cento e dezoito comentários:

    SUCCESSFUL TROLL IS SUCCESSFUL

  121. Homem honesto diz:

    Eu tenho nojo da Flaprensa

  122. J Petry diz:

    A pedido do Fern, aí vão as porcentagens de alguns “grandes regionais”:
    Criciúma 61,8% (Liber 1×1, Taça/Copa 20×10, Brasileirão 0×2)
    Goiás 59,7% (Liber 1×1, outros int. 7×5, T/C 32×19, Bras. 3×4)
    Vitória 59,2% (outros int. 2×4, T/C 41×24, Bras. 2×3)
    Sport 59,1% (Liber 0×1, T/C 35×19, Bras. 4×7)
    Atlético-PR 58,7% (Liber 3×2, outros int. 4×4, T/C 26×16, Bras. 4×4)
    Bahia 57,1% (Liber 1×3, T/C 42×25, Bras. 5×8)
    Ceará 57,1% (outros int. 0×1, T/C 28×19, Bras. 0×1)
    Coritiba 56,9% (outros int. 0×2, T/C 30×19, Bras. 3×4)
    Náutico 56,9% (T/C 31×22, Bras. 2×3)
    Guarani 56,3% (Liber 0×1, outros int. 0×1, T/C 16×13, Bras. 11×6)
    Fortaleza 56,0% (T/C 27×21, Bras. 1×1)
    Santa Cruz 42,1% (T/C 16×20, Bras. 0×2)

  123. J Petry diz:

    E parem as máquinas (tarde demais, eu sei)! Me passou batida a eliminação do Corinthians esse ano para o Tolima! Fica então atrás do Inter com 68,4%, e empata com Botafogo e Atlético como pior da Libertadores (33%)!

  124. J Petry diz:

    E faltou computar Grêmio x Liverpool, mas isso não alterou posições. O que me quebrou foi que o site da RSSSF ainda não tem dados da Libertadores de 2011, e aí as minhas anotações que cobriam essa falha não tinham os jogos da fase preliminar. Desculpa aí, pessoal!

  125. c arbo nero diz:

    pede pra trocar no post, petry, faz sentido

  126. J Petry diz:

    Já mandei email com o texto e a figura corrigidos.

  127. LeonARBONERO Fleck diz:

    Lendo o texto achei que tu já tinha contado o Grêmio x Liverpool

    “Já o Grêmio adora enfrentar uruguaios: cinco ganhas em cinco.”

    Tu já tava contando com um confronto contra o Peñarol pela supercopa então!?
    Que só pela Libertadores já eliminamos eles 5 vezes….

  128. J Petry diz:

    Sim, a Supercopa também contou para o levantamento e para essas curiosidades.

  129. J Petry diz:

    Destaques por período:
    1959-1968 (época da Taça Brasil): Santos 83%.
    1972-1979: Inter 78%.
    1980-1989: Botafogo 75%, mas com uma amostra muito pequena (4 confrontos, um deles de repescagem), os bons mesmo eram Grêmio (74%) e Flamengo (70%).
    1990-1999: São Paulo 75%, seguido de perto por Flamengo (73%), Corinthians e Palmeiras (70%).
    2000-2009: empate técnico entre Internacional (73,5%), Corinthians (73,1%) e Fluminense (72,9%).
    A década que começa em 2010 tem até agora excelentes arrancadas do Santos e do Vasco (90%!).

  130. Lila diz:

    FLAPRESS.

  131. Coloradaço diz:

    Tem um jeito mais simples e prático de ver quem é quem no mata-mata: CONFRONTO DIRETO…façam um estudo somente dos mata-matas entre os 12 grandes, por todas as competições e verão quem é o líder

  132. como já era previsto, INTER o mais copero da banda!

  133. Vitor VEC diz:

    E tarde, eu sei e todo mundo ta mesmo eh vidrado nas finais, mas tem uma segunda distorcao ai q eh a seguinte; exemplifico:

    Neste ranking criado pelo Petry, um time com uma hipotetica participacao e titulo na liber obtem 100% de aproveitamento enquanto q os times q costumam participar direto da competicao teriam seu aproveitamento menor, obviamente por nao ganha-la todos os anos.

    Logo, deveria estar melhor considerado o NUMERO ABSOLUTO e nao o percentual.
    Pensem nisso.

  134. J Petry diz:

    #133: Vec, hás de convir: se um time joga a Libertadores só uma vez e GANHA, ele é MUITO copeiro!

  135. Vitor VEC diz:

    Ai q esta. EU diria q NAO.

  136. Vitor VEC diz:

    Ja pensou se ocorresse algo assim com o ARGENTINOS JUNIORS. (asdfghjk)
    Será o BICHO o time mais COPERO da America?
    EU diria q NAO. E ESPERO q MAIS DE 90% da populacao da SUDAMERICA me apoie nesta frase.

  137. Gabriel diz:

    Muito interessante e revelador o estudo. E corresponde bem às sensações que se têm mesmo sobre o assunto. Analisando pelo lado do meu colorado: não há dúvidas de que outros clubes tiveram mais participações nas competições mata-mata somando-se todos os anos analisados, mas também é óbvio que a efetividade do Inter é maior do que a de todos os demais, o que tem deixado os torcedores colorados sempre nas nuvens, nos últimos anos.

  138. peruíbe diz:

    cara eu acho q ta certo essa pesquisa, pois o gremio é filho do inter. o corinthians nunca ganhou nada descente, e o são paulo eh o maior campeão de todos os tempos. no caso do gremio eles não caem na real q são fraquinho mesmo e se eles entender essa questão de proporçao vão ver q ta certo o que esta sendo dito na pesquisa. mas são brrunhos msm e não vão entender

  139. “O Internacional jamais foi eliminado de um mata-mata internacional por uma equipe brasileira”
    Erro.

    Copa Libertadores 1976, contra o Cruzeiro…Figueroa jogando “muito”, lembram?

    Se o Grêmio foi o time que mais venceu mata-matas, logo é o mais coperio (como se outros times brazileiros fossem…psss)
    Exemplificando, os 5 vice campeonatos do Peñarol não diminuem as 5 copas vencidas.

    O Grêmio na Copa eliminou Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras e Botafogo e perdeu apenas para Cruzeiro e Vasco.

    O blog é otimo, mas peca no coloradismo as vezes.
    Abraço

  140. J Petry diz:

    Liber 1976 NÃO era mata-mata.

  141. Felipe (o catarina) diz:

    #116

    eu prefiro taças. Sempre. São elas que fazem a grandeza de um clube, não as vagas que ele obtém. Pela lógica de vagas, ser 4o. na Série A seria mais relevante que ganhar a Sul-Americana até 2009.

    E, pra mim, a taça da Sul-Americana, uma importante competição internacional (não é Copa Suruga…), pesa mais que a taça da Copa do Brasil.

    Mas cada um na sua.

  142. douglasceconello diz:

    Acabei de atualizar o post com algumas alterações enviadas pelo Petry.

  143. ARgentino diz:

    Coloca o boca juniors ae e vocês veram o que é realmente ser copeiro…

  144. mauro diz:

    vejo que vc colocou bastante esforço nesse ranking.. o unico problema que faz tudo cair por terra é que todas as competições tem o mesmo valor…. e é impossivel comparar uma sulamericana com uma libertadores… a libertadores ja começa no ano anterior.. na luta pra ficar entre os primeiros do c. brasileiro

  145. Vicente Guedes diz:

    O Grêmio em 2007 eliminou o SPFC e o Santos na libertadores,acredito que tem um erro aí.

  146. J Petry diz:

    #145: Estão ambos computados. O 1×7 foi nas “outras competições internacionais”, como já respondi diversas vezes.

    Alguém aí em cima sugeriu verificar somente os confrontos diretos entre os 12. Com a base de dados que eu montei, ficou fácil buscar. Num total de 249 confrontos:
    1º Internacional: 66,7%
    2º Santos: 58,8%
    3º São Paulo: 55,3%
    4º Botafogo: 55,2%
    5º Flamengo: 54,8%
    6º empate absoluto entre Palmeiras e Corinthians: 54,3%. Mas no confronto direto entre os dois, Palmeiras 3×0!
    8º Grêmio: 47,0%
    9º Cruzeiro: 44,9%
    10º Fluminense: 43,8%
    11º Botafogo: 38,7%
    12º Atlético: 27,5%

  147. J Petry diz:

    #146: Como já fui devidamente corrigido em outro post, segue a correção aqui também.

    1º Internacional: 66,7%
    2º Santos: 58,8%
    3º São Paulo: 55,3%
    4º Botafogo: 55,2%
    5º Flamengo: 54,8%
    6º empate absoluto entre Palmeiras e Corinthians: 54,3%. Mas no confronto direto entre os dois, Palmeiras 3×0!
    8º Grêmio: 47,0%
    9º Cruzeiro: 44,9%
    10º Vasco da Gama: 43,8%
    11º Fluminense: 38,7%
    12º Atlético: 27,5%

  148. J Petry diz:

    Outros “médios” e suas porcentagens:
    São Caetano 60,0%
    Remo 54,9%
    Ponte Preta 53,8%
    Juventude 53,3%
    Portuguesa 52,8%
    Avaí 52,6%
    Paraná 51,2%
    Figueirense 48,1%
    Paysandu 42,5%

    Times com muito menos de 30 confrontos (o número de uma boa amostra mínima, de acordo com minhas aulas de Estatística) podem ficar com valores absurdos, para cima ou para baixo, como por exemplo:
    Paulista 87,5%
    Santo André 80,0%
    Bragantino 27,3%

  149. Mandioca diz:

    Um problema do teu estudo é que o Brasil tem uma realidade futebolística diferente do resto do mundo.

    Por exemplo, o Corinthians tem 4 Rio-SP. Não é uma competição nacional, mas por muito tempo teve grande importância nacional, por serem SP e RJ os eixos primários do futebol no Brasil.

    Pegando só competições nacionais, a tabela ignora metade da história do futebol aqui no Brasil, e isso é muita coisa. Se tiver saco, pege nesse período campeonatos regionais/estaduais de importância pros 12 grandes e faça a média. E depois dê peso pras competições, porque claro que 3 eliminações em Libertadores tem peso maior que 3 eliminações em campeonato estadual. Tem nego que vai discordar dos teus pesos, mas a tabela é sua, não é? E já tão discordando dela assim de qualquer jeito, não estão?

    De toda forma, legal ver números sendo usados pra coisas interessantes em termos torcedores. Melhor do que saber que o Messi correu 13.234m na final da Champignons.

  150. Mandioca diz:

    Outra possibilidade BEEEEM mais complicada é pegar o total de jogos eliminatórios que cada equipe jogou em TODA a sua história, independente de torneio, e ver percentualmente quantas levou.

    Afinal, ser copeiro é ser copeiro em qualquer competição, não?

  151. Cabron diz:

    O Gremio, que tem a torcida mais metida a ser separatista, só apóia essa causa pq acha que aí vai ganhar alguma coisa, mas mesmo que o RS separasse eles ainda no maximo iam ser 2o… Medìocres

  152. Pingback: ¿Quién es el más copero? Parte 2: Misión Argentina | impedimento.org

  153. Fernando diz:

    Quem esta na COPA AUDI, com BARÇA, MILAN e BAYERN???? Qual equipe brasileira foi convidada???? Curintia, Mengo????huaaaaaaaaaaaa…

  154. Lucio diz:

    COPEIRO É QUEM GANHA A COPA!

    NESSE CASO O REI DE COPAS É O INTERNACIONAL, O ÚNICO QUE JÁ GANHOU TUDO QUE UM TIME PODE GANHAR.

  155. leonardo_tome diz:

    atribuir valores pras competições não vale nada. aqui é ranking do copeirismo!

    os gremistas tão se mordendo, o gremio imortal copeiro ficou na lembrança já longínqua mas não querem cair na realidade. Com certeza ser copeiro não é tomar a maior goleada da história das finais da Liberta (finais não tem saldo qualificado).

    Agora, o cúrintias figurar no topo não dá. Metade das vitórias foi comprando o juiz. E o pseudo-mundial de 2000 (torneio de férias pros europeus virem curtir a praia) não pode contar, é uma questão de justiça (se a imprensa normal não faz, espero que quem é torcedor faça).

    Abraço

  156. Pingback: Quién es el más copero – parte final (por enquanto) | impedimento.org

  157. Bernardo diz:

    Número de jogos também deveria ser um valor, visto que é concedido MÉRITO a quem alcança os matas-matas.

    Do jeito que tá, a tabela tá uma FALÁCIA.

  158. J Petry diz:

    #158: os dados de mata-matas perdidos estão aí também. Podem ser usados a favor se alguém quiser montar uma pontuação ou uma classificação diferente.

  159. Pingback: Quiz sudaca: los campeones | impedimento.org

  160. Pingback: A região para onde vão (e ficam) as taças | impedimento.org

  161. Anônimo diz:

    O time mais copeiro do brasil, é Bi campeão da supercopa( torneio extinto pela cbf, por timinhos da globo não disputar), bi da libertadores, campeao da copa master da supercopa e da copa de ouro, alem de ser campeao da recopa sulamericana, tetra campeão da copa do brasil, bi-campeão da COPA SUL-MINAS QUE FOI EXTINTA POR SÓ DAR ELE, alé de ter sidoo campeao da copa centro oeste-minas em sua única edição. todos estes torneios são reconhecidos oficiais por cbf e comembol. Pegou o gremio em tres deci~soes sendo campeçao da copa do brasil em 93, e os eliminando da libertadores 97 e 2009.
    o time mais copero é o único só de finais sulamericanas tem13, sendo 8 contra argentinos vencendo 4 e perdendo 4… alé de ter vencido o boca com time completo em plena bombonera pela libertadores… o time mas copero é o famoso Cruzeirooooo……..

  162. marcelo moreno diz:

    o grêmio é o time com maior quantidade de vitórias e de derrotas. copeiro é quem chega. em 2007 o grêmio bateu o recorde de derrotas numa edição de libertadores (8). perdeu todas fora de casa (menos a primeira partida, contra o cerro, no defensores), mas chegou na final. eu quero perder todas fora e ser campeão.

  163. marcelo moreno diz:

    anônimo cruzeirense, a única vitória da qual vc pode se orgulhar sem culpa é a de 1993 (frango histórico do eduardo heuser no mineirão). em 1997 o zagallo tirou o paulo nunes para ser banco na copa américa da bolívia, bem no período da decisão contra o cruzeiro (que não teve nenhum jogador naquela seleção). placar agregado: 3×2 (jogamos com zé alcino e zé afonso!!). em 2009, dunga levou victor pra ser reserva na copa das confederações (ok, nessa ocasião o ramires também foi levado, mas o impacto do victor, como tava jogando naquela época, era muito maior). insanidade da conmebol, por fazer competições em paralelo com as oficiais da fifa (vai ver se a uefa faria uma dessas), sem falar em outras coisas estranhas dos senhores técnicos das seleções de 1997 e 2009.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>